Jornal Estado de Minas

Homens são presos espalhando santinhos pelas ruas de Nova Lima

Dois homens foram presos em flagrante em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, jogando santinhos na porta de colégios eleitorais. De acordo com a 1ª Companhia Independente da cidade, uma viatura da Polícia Militar que estava encerrando o turno, às 5h40, se deparou com Túlio Medeiros de Marco, de 54 anos, e Éder Vinícius Marquezine, de 36, espalhando os panfletos.

Eles estavam a pé e foram abordados na Rua Padre Couto, próximo ao número 50, no Bairro Retiro. Os santinhos eram do candidato a vereador Walmir Braga (PSB). A polícia não sabe se a distribuição foi feita a mando do candidato ou de maneira espontânea.

É proibido fazer campanha no dia das eleições. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), santinhos, folhetos, volantes e outros impressos só podem ser distribuídos até às 22h da véspera da eleição.

Por meio de nota, a assessoria do candidato informou que a postura dos dois homens contraria os preceitos praticados durante o período da campanha e que a ação causou estranheza e repulsa em todas as cerca de 80 pessoas contratadas e que trabalharam durante esse tempo. "O fato, se comprovado que ocorreu, terá sido uma ação isolada de pessoas que teriam agido por conta própria e em um momento de completa irresponsabilidade, sem qualquer orientação do candidato a vereador. O candidato espera isenção e discernimento dos fatos diante dos eleitores e das autoridades", diz a nota.

 

.