(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Regional de Montes Claros se antecipa no combate ao Aedes aegypti

Intensificação das ações de enfrentamento ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus teve início nesta semana, com as primeiras chuvas no Norte do estado


postado em 27/09/2016 17:06 / atualizado em 27/09/2016 21:35

De olho no período chuvoso, a Regional de Saúde de Montes Claros, no Norte de Minas, deu início à intensificação das ações de enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. A mobilização envolve agentes de saúde de 53 municípios da área de atuação da regional.

Em reunião do Comitê de Combate à Dengue, na segunda-feira, foi tomada a decisão de reforçar o trabalho preventivo feito ao longo do ano. O coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, ressalta a importância dos municípios ficarem atentos à eliminação precoce de focos do Aedes aegypti, a fim de que sejam reduzidas as possibilidades de ocorrência de surtos das doenças.

“Quanto antes os municípios iniciarem as atividades de delimitação de foco, mais eficaz será o controle de dengue, chikungunya e zika vírus. E, devido à ocorrência das primeiras chuvas na região, é preciso aumentar o nível de alerta nos municípios. A alta umidade do ar, aliada às altas temperaturas, cria um ambiente propício à proliferação de insetos e mosquitos”, destacou Rodrigues.

Outro ponto discutido na reunião foi o atendimento a pacientes com suspeita das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A meta é capacitar profissionais dos municípios da regional que atuam nas unidades de atenção primária, no sentido do rápido diagnóstico das doenças e a notificação ao setor de vigilância ambiental, para adoção imediata de medidas de enfrentamento do mosquito.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgados no dia 21, já são este ano 523.590 casos prováveis de dengue e 229 óbitos no estado. No Norte mineiro não houve caso de morte em consequência da dengue. Há ainda 818 casos notificados como febre chikungunya em todo o estado e 15.130 registros prováveis de zika vírus. Destes, 232 casos foram notificados em 14 municípios do Norte de Minas.

 

(RG)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)