Jornal Estado de Minas

Polícia resgata filhotes de periquitos silvestres abandonados em parque

O encontro de oito filhotes de periquitos silvestres, na tarde deste domingo, próximo ao tronco de uma árvore, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, levantou suspeitas de comércio ilegal de árvores silvestre. Um funcionário do parque achou estranha a situação e chamou militares da Polícia de Meio Ambiente.

Como a ninhada da espécie é de no máximo cinco filhotes, há suspeita de que alguém possa ter tirado as aves de mais de um ninho com propósito de vendê-las. A captura dessas espécies para comércio ou mesmo manter em cativeiro, é crime previsto no artigo 29 da Lei 9605/98 (Crimes Ambientais).

O funcionário do parque disse que fazia ronda, quando percebeu os filhotes todos juntos no chão, junto ao tronco de um eucalipto. Não se sabe se foram deixados no local por alguém que fugiu ou pretendia retornar à noite para levá-los.

Os filhotes foram levados para o Setor de Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia, onde vão receber os cuidados especializados, até que possam ser soltos em uma reserva florestal.

.