(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cães e gatos devem ser vacinados contra raiva neste sábado em BH

Expectativa é imunizar pelo menos 216 mil animais nos 500 postos que serão montados em todas as regionais da cidade


postado em 17/09/2016 07:55 / atualizado em 17/09/2016 08:17

Cães, a partir de quatro meses, devem ser levados para vacinas em um dos 500 postos. A vacina é grátis e em dose única (foto: Cristina Horta/EM/D.A/Press)
Cães, a partir de quatro meses, devem ser levados para vacinas em um dos 500 postos. A vacina é grátis e em dose única (foto: Cristina Horta/EM/D.A/Press)

Donos de cães de gatos da capital mineira devem ficar atentos neste sábado para a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte instalou 500 postos de vacinação em todas as regionais, que vão funcionar das 8h às 17h. A vacina é grátis e em dose única. A abertura da campanha será às 9h30, no Centro de Controle de Zoonoses da capital (CCZ), rua Edna Quintel, 174 – Bairro São Bernardo.

O alvo este ano é vacinar pelo menos 216 mil cães e gatos, embora 260 mil doses estejam disponíveis. No ano passado, foram imunizados 228 mil cães e gatos na capital. O objetivo da campanha é manter o controle da raiva no município. De acordo com a SMSA, há 27 anos não se registra casos da doença em cães e gatos e há 32 em humanos.

Os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis no portal da saúde: www.pbh.gov.br/saude, ou pelo telefone do SAC da PBH 156. Não é necessário levar documentos dos animais para a vacinação, mas quem tiver o cartão da imunização anterior pode apresentá-lo para que seja atualizado.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de quatro meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

RECOMENDAÇÕES


Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. Depois de vacinados os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Cuidados que devem ser adotados com os animais

Os donos de cães devem levá-los contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. É recomendável que animais de médio e grande porte usem focinheiras.

Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem.
As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.

Procedimentos de vigilância do Programa da Raiva, para a prevenção da população

- Notificar qualquer suspeita de raiva animal ou humana em 24 horas, conforme portaria do Ministério da Saúde nº 1.271 de 6 junho de 2014;

- Em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente assistência médica;

- Notificar e investigar caso de atendimento antirrábico humano, monitorar o tratamento adequado e oportuno e analisar regularmente o banco de dados do Sinan;

- Intensificar as ações de recolhimento de animais errantes; especialmente nas áreas que registraram casos de raiva canina;

- Intensificar as ações de educação em saúde com o objetivo de reduzir as agressões por animais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)