Jornal Estado de Minas

PBH suspende intervenção na Praça ABC

A BHTrans suspendeu as intervenções que seriam realizadas na Praça Benjamim Guimarães, a Praça ABC, no Bairro Funcionários (Região Centro-Sul de Belo Horizonte). Nota divulgada ontem informou que a decisão foi tomada para que a empresa que gerencia o trânsito na capital “possa estudar sugestões apresentadas pelos moradores”. Parte do projeto Mobicentro, as mudanças no local incluem, entre outras coisas, desviar parte do tráfego da Rua Cláudio Manoel para a Rua Piauí.  Na última terça-feira, a BHTrans apresentou a proposta aos moradores da região. Insatisfeita, a comunidade pôs faixas na Avenida Getúlio Vargas e em ruas próximas. Ontem, foi a vez de moradores da Rua Piauí protestarem contra o projeto – eles não querem aumento de fluxo de veículos na via, majoritariamente residencial.

O ponto de maior conflito é justamente o fechamento de um quarteirão da Rua Cláudio Manoel, que dá acesso à Praça ABC e às avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas. Com a medida, boa parte dos motoristas que pegam a Cláudio Manoel para acessar as duas avenidas teria de passar pela Rua Piauí. Para o administrador César Mattos dos Santos, morador da Rua Piauí, o impacto na via será muito grande. “Questionamos a BHTrans sobre as melhorias e os técnicos não souberam nos provar quais são os benefícios”, sustenta.
Segundo Mattos, a comunidade também alega falta de diálogo por parte da BHTrans. “Eles já vieram com o projeto pronto e não aceitam conversar, ou conversam de forma bastante evasiva”, diz.

OBRAS Algumas mudanças já foram finalizadas pela BHTrans no local. Uma ilha de proteção na Piauí, para quem segue em direção à Rua Bernardo Guimarães, foi construída. Na mesma via, foi implantada uma rotatória no cruzamento com a Rua Bernardo Guimarães. Na Rua Gonçalves Dias, uma ilha foi implantada no encontro com Avenida Getúlio Vargas. As obras foram paralisadas à espera de licença ambiental para retirar árvores do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas. Segundo a BHTrans, a autorização já foi dada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Diante da decisão da BHTrans de discutir sugestões para o trânsito da região, moradores decidiram se manter mobilizados.
“Essa suspensão traz um alívio. Vamos aguardar para ver se realmente vamos ser ouvidos”, afirma César Mattos. Também moradora da Rua Piauí, Cláudia Souza Lima diz ter esperança de que o projeto seja revisto..