Jornal Estado de Minas

Adolescentes que foram para Disney tentam voltar para BH há três dias

... e mostrou outras pessoa dormindo no chão do local - Foto: Instagram/Reprodução
A volta para casa depois de uma viagem dos sonhos para a Disney e Nova York, nos Estados Unidos, virou pesadelo para cerca de 40 adolescentes mineiros. O grupo espera há mais de 50 horas pelo embarque rumo a Belo Horizonte, no Aeroporto Internacional de Miami. No Facebook e Instagram da agência Greentours, responsável pela viagem, pais e mães cobram notícias de seus filhos. Segundo a agência de viagens, a previsão é de que grupo saia de Miami nesta terça e chegue ao Brasil na manhã desta quarta-feira, mas ainda não há confirmação da chegada.

O atraso teria começado depois do grupo perder o voo da American Airlines que sairia de Nova York para Miami, no sábado. Uma fonte da reportagem explicou que o aeroporto de LaGuardia, de onde os adolescentes saíram rumo a Miami, estava fechado por questões meteorológicas e que isso teria feito com que perdessem o voo que sairia de Miami com destino a Belo Horizonte, identificado como AA 991. O problema fica ainda maior porque a companhia aérea, segundo esta fonte, não consegue realocar o grupo, com mais de 40 pessoas, em um mesmo voo. "Os voos estão cheios por causa das Olimpíadas e final de temporada e a companhia não consegue um voo nem mesmo em outras companhias", disse. 

No perfil da empresa no Instagram, mães usaram uma das postagens para cobrar respostas sobre a situação dos filhos nos EUA. “Notícias do grupo 4 pelo amor de Deus @greentours é o mínimo ter um pouco de consideração!”, pediu uma das mulheres.
“Concordo. To mt preocupad. (sic) Sem notícias do grupo 4 até agora. Não estou entendendo essa empresa. Quero notícias da minha filha!!!!!”, afirmou outra mãe.

Um pai de Belo Horizonte também procurava notícias da filha e reclamou da situação e da American Airlines. “Mais uma vez uso está instância para falar sobre desrespeito de empresas com os seus clientes”, postou no Twitter. “Minha filha está nos USA com um grupo da Greentours, volta para domingo (ontem), até agora não embarcaram e sem previsão”.

Um guia da Greentours que acompanha um dos grupos fez publicações no Twitter e Instagram mostrando que ainda estavam no Aeroporto de Miami.
“Ainda curtindo um aeroporto...Tom Hanks teria inveja da nossa 'Terminal Experience'”, disse, em refererência ao filme O Terminal, de 2004, em que o ator interpreta um homem preso em um aeroporto após ter sua entrada negada nos Estados Unidos. Duas fotos que acompanhavam os tuítes foram excluídas. Em uma foto publicada no Instagram, o guia mostra algumas pessoas dormindo no chão.

Pai reclama da companhia aérea no Twitter - Foto: Twitter/Reprodução
Nas redes sociais, um guia da empresa deu a entender que o grupo ainda estava no terminal... - Foto: Twitter/Reprodução Em ligação feita pelo jornal Estado de Minas para a agência Greentours, uma funcionária  explicou que o atraso é comum nessa época do ano. "A situação está dentro da normalidade", garantiu. Questionada se o atraso de mais de 50 horas na chegada a Belo Horizonte estava mesmo dentro da 'normalidade', ela garantiu que para agência este "é um fato normal" porque "isso sempre acontece no final de temporada". Ainda segundo ela, os pais seriam os mais 'estressados'. "Nesse grupo temos muitos do interior e alguns não estão acostumados a viajar e não entendem esse atraso", explicou.

O diretor da agência, Sérgio Fulgêncio, informou que prestou assistência aos adolescentes e que os pais foram avisados da situação.
“Desde os primeiros minutos, os adolescentes estão em um hotel pago pela Greentours dentro do terminal. Pagamos passeios em Miami, fomos na farmácia comprar pasta de dente, desodorante, cuecas, calcinhas e meias para todos, entre outros produtos de higiene. Os pais já receberam mais de 20 mensagens no Whats App enviadas para cada um individualmente, com coisas de tudo que está sendo feito. Sem mentiras”, garantiu Sérgio.

Segundo ele, os três monitores da empresa que estavam com o grupo receberam o apoio dele e de um outro diretor que estavam em Nova York. “É uma situação complicada porque é alta temporada e muitos voos estão cheios de americanos embarcando para o Brasil, por isso não conseguiam realocar os passageiros”, comentou o diretor.

Em nota, a American Airlines informou que o voo AA 1366, de 30 de julho, do Aeroporto de LaGuardia (LGA), em Nova Iorque, e com destino Aeroporto internacional de Miami (MIA), foi atrasado devido ao mau tempo. A empresa lamentou que todos os voos para o Brasil estão operando com total capacidade e lamenta o inconveniente.
.