Jornal Estado de Minas

Governo estadual quer descentralizar ações para desenvolver turismo por meio de 45 circuitos mineiros

O mapa de regionalização do turismo em Minas Gerais foi divulgado pelo governo estadual. A lista da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais (Setur) relaciona 457 municípios participantes da política de descentralização, incluídos em 45 circuitos turísticos.

A regionalização da atividade atende a diretriz federal para a gestão do turismo em Minas Gerais. O objetivo é de construir um modelo de organização pública, descentralizada, dentro dos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização, de maneira que possa haver um maior aproveitamento dos potenciais turísticos mineiros.

As agências dos circuitos turísticos terão a tarefa de articular entidades públicas, privadas e do terceiro setor em suas áreas e nos  municípios de abrangência, visando a fomentar o desenvolvimento econômico e social de suas regiões por meio da atividade.

No mês passado, o Ministério do Turismo divulgou o novo “Mapa do Turismo Brasileiro”, revelando 285 municípios mineiros, deixando o estado com o maior número de cidades inseridas no Sudeste e o segundo do país.

O levantamento aponta que a base de critérios do novo mapa busca identificar os municípios que adotam o turismo como um dos fatores de desenvolvimento da economia local. De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Conheça como ficou a lista dos 45 circuitos turísticos mineiros pelo site da Secretaria de Turismo (https://www.turismo.mg.gov.br/images/stories/noticias/2016/lista-2016.pdf).

 

(RG)

.