Jornal Estado de Minas

Doação de terreno para instalar Centro Administrativo da PBH é autorizada


Mais um passo foi dado para a construção do Centro Administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A lei 22.260/2016, que autoriza o Governo de Minas a doar o terreno de 7,35 mil metros quadrados que fica ao lado da rodoviária, onde hoje está instalado o estacionamento do terminal, no Centro da cidade, foi sancionada nesta sexta-feira pelo governador Fernando Pimentel. A norma foi publicada na edição do Minas Gerais. Mesmo assim, o edital para as obras só deve lançado no final deste ano ou no início de 2017.

A proposta de construção do centro, que pretende concentrar as sedes da prefeitura e das secretarias numa só área, foi lançada em consulta pública em maio de 2014 e dois meses depois foi escolhido projeto arquitetônico. Em 7 de julho, o Projeto de Lei 2.191/2015 foi aprovado em segundo turno pelos deputados estaduais. Ao final do prazo de 10 anos da doação, a posse do imóvel pode ser revertida ao Estado, caso a administração municipal de BH não tenha dado a destinação prevista, de construção do centro.

Segundo o presidente do BH Ativos, Júlio Onofre, está sendo feita a análise da modelagem do projeto confeccionado pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados. A proposta foi a vencedora do concurso público, em julho de 2014.
“O próximo passo é finalizar a modelagem do projeto. Isso servirá para saber qual modelo será usado, se vai ser feito através de Parceria Público Privada (PPP), por concessão, aluguel. Estamos retomando o estudo do projeto e a conclusão deve acontecer até o final do ano”, explicou.

O orçamento inicial era de R$ 450 milhões no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), mas deve sofrer alteração. “A nossa expectativa é que fique em aproximadamente R$ 500 milhões. O edital deve ser lançado no final do ano ou no início do ano que vem”, afirmou o presidente da BH Ativos.

A iniciativa vai promover a revitalização de toda a área da rodoviária, além de uma praça suspensa que faria a transposição do Rio Arrudas e da linha do metrô, interligando o Cento à região da Lagoinha.
Serão apenas 300 vagas de estacionamento na estrutura. A ideia é estimular o uso do transporte coletivo. O atual prédio da rodoviária funcionará como terminal de integração de modais e será a principal área de integração do transporte público.

O prédio terá ciclovias e ligação com o terminal rodoviário. A estação do metrô da linha 3 (Savassi/Lagoinha), estacionamentos e auditório serão construídos no subsolo, embaixo da Praça Cívica, um espaço para uso da população e acesso ao terminal rodoviário e ao prédio do Centro Administrativo.

Construção de nova rodoviária segue lenta

O andamento da construção do novo terminal rodoviário de Belo Horizonte não deve interferir no desenvolvimento do projeto do Centro Administrativo Municipal. A maior interferência será a redução do número de vagas de estacionamento para carros. Anunciada em 2009, a nova rodoviária estava prevista para ficar pronta em 2012, em terreno no Bairro São Gabriel, Nordeste de Belo Horizonte, vizinho ao Anel Rodoviário. Desde então, já foram marcadas novas datas de conclusão, em novembro de 2014 e fim deste ano, segundo o último cronograma apresentado em 2015 pela BHTrans.


Mais recentemente, a informação é de que a conclusão vai ocorrer em 2017. A desapropriação do terreno já foi realizada. A área está cercada, para que o Consórcio SPE Terminal, que ganhou a concorrência por meio de PPP, inicie as obras. Porém, o projeto segue em análise na PBH.

RB

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