Comissão vota relatório sobre barragens em Minas na quinta-feira

O documento, produzido em mais de sete meses de trabalho, traz informações e recomendações para evitar desastres como o rompimento de barragem em Mariana

Isabella Souto
Integrantes da Comissão Extraordinária das Barragens esteve em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, para verificar os estragos causados pelo rompimento da barragem da Samarco - Foto: Ricardo Barbosa/ALMG

Os deputados estaduais integrantes da Comissão Extraordinária das Barragens votam na próxima quinta-feira, na Assembleia Legislativa, o relatório final produzido a partir de mais de sete meses de trabalho do grupo.

O documento traz uma série de informações sobre barragens minerárias e industriais de Minas Gerais e recomendações para evitar que desastres como o rompimento da Barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, na Região Central, em 5 de novembro do ano passado.

O relatório traz ainda dois projetos de lei, um deles para alterar a destinação dos recursos gerados pela Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM).

Hoje são arrecadados cerca de R$ 200 milhões anuais, dinheiro que vai para o caixa único do estado. O projeto propõe que a verba seja destinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e reforce ações no setor.

O segundo projeto trata de regras para o licenciamento e fiscalização de barragens minerárias e industriais em Minas, como a possibilidade de o órgão ambiental exigir do empreendedor, para obter as licenças, a contratação de profissional independente, credenciado por instituição competente, que emita parecer sobre os estudos.

O texto traz também restrições, como a proibição de construir barragens no caso de identificação de algum povoamento em um raio de 10 quilômetros até a jusante (abaixo do rio)..