Apesar de confusão no primeiro dia, população aprova mudanças no trânsito do Barro Preto

Com a mudança de circulação na Rua Uberaba, agora, motoristas devem usar a Gonçalves Dias para chegar à Contorno e atravessar ou entrar à esquerda

Guilherme Paranaiba

A principal intervenção no Barro Preto mexe no fluxo da Rua Uberaba - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

As mudanças de trânsito previstas pela BHTrans no Mobicentro, programa de intervenções viárias para reorganizar o tráfego na área central de Belo Horizonte, chegaram ontem a um cruzamento importante do Barro Preto, Região Centro-Sul de BH. O primeiro dia foi de confusão para os motoristas, o que é considerado normal pela BHTrans, já que o movimento tradicional de atravessar a Avenida do Contorno vindo das proximidades do 12º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro pelas ruas Uberaba e Alvarenga Peixoto não é mais permitido. Com a mudança de circulação na Rua Uberaba, agora, motoristas devem usar a Gonçalves Dias para chegar à Contorno e atravessar ou entrar à esquerda. A BHTrans instalou um semáforo na avenida para garantir esse novo movimento e já está implantando mais um sinal na esquina de Uberaba com Gonçalves Dias. Essa foi a 25ª intervenção do Mobicentro, e a próxima já tem endereço: será no cruzamento das avenidas Barbacena e Amazonas, no Bairro Santo Agostinho, Centro-Sul de BH.


A principal intervenção no Barro Preto mexe no fluxo da Rua Uberaba. O quarteirão entre as ruas Alvarenga Peixoto e Gonçalves Dias deixa de ser mão dupla e passa a operar em mão única nesse sentido. Com isso, passa a ser proibido chegar na Alvarenga Peixoto e acessar a Contorno pela Uberaba, movimento bem conhecido na cidade para seguir aos bairros Prado ou Gutierrez, Oeste da cidade. Agora, essa possibilidade passa para a Gonçalves Dias.

Basta descer a rua para entrar à esquerda na Contorno ou atravessar e pegar a Rua Lagoa Dourada em direção ao Prado. A previsão do superintendente de Implantação e Manutenções da BHTrans, José Carlos Ladeira, é que as intervenções físicas para ajeitar o tráfego fiquem prontas em 10 dias, como a construção de extensões de calçadas, ilhas e pintura definitiva.

“Com essa mudança, vamos mexer em duas situações importantes. A primeira é reduzir uma das três chegadas que ainda operavam no cruzamento da Alvarenga Peixoto com Uberaba para acessar a Contorno, cruzamento que tinha problemas”, afirma o superintendente. A segunda é o aumento da segurança para os pedestres com a implantação de faixas de travessia e de um semáforo no cruzamento de Uberaba e Gonçalves Dias. “Esse ponto tem uma demanda muito grande dos pedestres, por conta dos hospitais e também da nova construção do governo do estado que abriga a Sala Minas Gerais”, completa Ladeira.

REPERCUSSÃO Com a sinalização temporária feita com cones e placas de apoio, junto com o transtorno causado pelas obras, o cenário ontem foi de confusão. Muita gente ainda entrou na contramão da Uberaba apesar das placas e presença dos agentes de trânsito. Mesmo assim, motoristas ouvidos pela reportagem disseram que a medida tem potencial para melhorar um gargalo antigo do Barro Preto. “Acredito que acessar a Contorno pela Gonçalves Dias vai ser melhor. Pela Alvarenga Peixoto era muito estranho, vinha carro de três lugares disputando espaço”, afirmou o engenheiro José Messias, de 62 anos.

A professora Maria Neide Amorim Machado, de 69, disse que os engenheiros da BHTrans devem ter um bom motivo para fazer a mudança, que certamente foi pensada para melhorar a vida das pessoas. “Acho que eles não vão gastar dinheiro para fazer uma coisa errada e por isso deve ficar melhor”, afirmou. O médico Tanner José Arantes Borges, de 66, conhece bem a rotina da região como motorista e também como pedestre e avalia que essa mudança era uma demanda antiga. “Há muito tempo que precisamos dessa mexida, principalmente para o pedestre, que agora vai ganhar faixa e sinal”, comentou.

NOVAS MUDANÇAS
Apesar de ainda não ter uma data oficial, a próxima mudança prevista pelo Mobicentro será no cruzamento das avenidas Amazonas e Barbacena, no Santo Agostinho. A ideia da BHTrans é fazer com que os pedestres ganhem mais tempo nessa intercessão, jogando a passagem dos carros para dentro da praça que existe no local e reconfigurando o espaço.
Dessa forma, os carros poderiam acessar a Amazonas quase que por uma via interna, sem a necessidade de criar mais uma aproximação para os pedestres. “Ainda estamos avaliando como será o impacto na Rua Araguari”, diz José Carlos Ladeira. Uma das possibilidades é que ela deixe de atravessar a Amazonas, desviando o fluxo para Barbacena, Amazonas e de volta na Araguari à esquerda, mas, segundo a BHTrans, ainda não houve essa definição.

  

Enquanto isso... Praça ABC espera licença


A BHTrans afirma que já há um sinal verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para as mudanças de trânsito na região da Praça ABC, do Bairro Funcionários, Centro-Sul de BH. A principal modificação é a proibição do fluxo direto pela Rua Cláudio Manoel até o cruzamento com as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena, desviando o tráfego para a Rua Piauí e Avenida Getúlio Vargas. Porém, para que a licença ambiental da alteração seja emitida, ainda faltam detalhes da compensação, já que pelo menos uma árvore terá que ser removida do canteiro central da Getúlio Vargas, além de um jardim na Rua Piauí.
.