(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termômetros marcam -1,3 grau e Monte Verde registra recorde de frio do ano em Minas

Em Belo Horizonte, a mínima chegou a 14ºC, mas a tendência é que diminua até terça-feira


postado em 11/06/2016 08:35 / atualizado em 12/06/2016 17:52

Belo Horizonte registrou 14ºC na manhã deste sábado(foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press)
Belo Horizonte registrou 14ºC na manhã deste sábado (foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press)

O frio parece que veio para ficar em Minas Gerais. Pelo segundo dia consecutivo, Monte Verde, na Região Sul do Estado, bateu o recorde da menor temperatura do ano. Os termômetros marcaram -1.3ºC na madrugada deste sábado no distrito de Camanducaia, segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, superando a marca de -1.4ºC registrada nessa sexta-feira. Em Belo Horizonte, a mínima chegou a 14ºC, mas a tendência é que diminua até terça-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a população por causa das baixas temperaturas.

Segundo a PUC Minas TempoClima, o declínio da temperatura aconteceu com a chegada de uma massa de ar polar em Minas Gerais, que tem como característica o clima frio e tempo instável. Essa massa se aproximou do Brasil no inicio da semana e se intensificou no sul de Minas nesta quinta-feira. O centro de metrologista informou que esse é uma aspecto comum do final do outono e inicio do inverno, que começa no dia 20 de junho.

Outras cidades do Sul de Minas também registraram baixas temperaturas. Maria da Fé atingiu 0.3 ºC, Caldas, 3.4 ºC, Passa Quatro, 7ºC, e Varginha, 8.6ºC. “A tendência é diminuir mais, o ar frio polar que está no Sul do Brasil vai avançar para o Sudeste, mas vai ganhar mais força a partir de amanhã (Domingo) e a tendência é de mais frio em Minas Gerais. Todas as regiões serão atingidas, inclusive no Norte de Minas deve ter declínio de temperatura”, explicou o Instituto PUC Minas TempoClima.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a queda brusca de temperatura nos próximos quatro dias. Na madrugada deste sábado, os termômetros não marcaram um índice tão abaixo. Os moradores enfrentaram um frio de 14ºC. Porém, a previsão é que até terça-feira o declínio deve atingir 11ºC ao amanhecer. Com a presença dos ventos, a sensação térmica será ainda mais baixa.

Nste sábado, segundo Instituto PUC Minas TempoClima, a previsão é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em locais isolados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)