Metroviários decidem amanhã rumos de paralisação marcada para segunda

Funcionários do metrô de BH alegam que movimento grevista tem como base discordância entre valor de reajuste salarial pedido pela categoria e oferta feita pela CBTU

Valquiria Lopes

O belo-horizontino pode ter problemas com transporte público na segunda-feira.

Em campanha salarial com data base em 1° de maio, os metroviários da capital prometem cruzar os braços e entrar em greve a partir a partir da 0h do primeiro dia útil da semana. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria. Novo encontro está marcado entre os funcionários do metrô para esta sexta-feira, às 18h, na Estação Central, para discutir a organização do movimento.

De acordo com os metroviários, o motivo da paralisação é a proposta de 5,5% de reajuste apresentada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – enquanto o índice da inflação do período é de 10,67% – e a retirada de duas cláusulas conquistadas em acordo coletivo anterior.

Segundo o sindicato que representa a categoria (Sindimetro-MG), um comunicado será feito aos usuários do metrô, por meio de carta a ser distribuída nas estações. Em decorrência da possibilidade de paralisação, a CBTU informou, por meio de nota, que ajuizou ação cautelar solicitando ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a garantia de escala que minimize os efeitos da greve junto à população que usa o metrô.

A Companhia, que agora aguarda a manifestação do TRT, informou ainda que o anúncio de paralisação ocorre no momento em que se negocia o acordo coletivo que vale para todas as operadoras do sistema CBTU e que a decisão dos metroviários mineiros já foi comunicada à sua administração central.

A nota diz ainda que as negociações salariais ocorrem desde o início do ano, quando foi instalada uma mesa permanente pela direção da CBTU e pelas diversas bases sindicais de metroviários que representam seus empregados, inclusive os de Belo Horizonte.

Se confirmada, a paralisação total do sistema poderá prejudicar cerca de 215 mil usuários que usam diariamente o Metrô e mais de 275 viagens/dia deixarão de ser operadas pelo sistema em BH, segundo a companhia.

(RG)

.