MPF entra na Justiça contra Samarco, Vale e BHP por tragédia de Mariana

Investigações de seis meses resultaram em ação com 352 páginas e mais de 200 pedidos para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão

Guilherme Paranaiba

Mata ciliar devastada no leito do Rio Gualaxo do Norte, em Bento Rodrigues, distrito arrasado de Mariana - Foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS

O Ministério Público Federal (MPF) vai processar a Samarco, a Vale e a BHP Billiton por conta dos danos causados ao meio ambiente pela tragédia de Mariana, que completa seis meses na quinta-feira. O órgão dará mais detalhes da ação na Justiça contra a responsável pelo desastre e suas duas controladoras a partir das 14h, em entrevista coletiva na sede do MPF em Belo Horizonte.

A ação civil, que tem 352 páginas, reúne as informações levantadas durante seis meses de investigação e apresenta mais de 200 pedidos visando a reparação integral dos danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo rompimento da barragem de Fundão, maior tragédia ambiental da história do Brasil.

A entrevista coletiva à imprensa será concedida pelos procuradores da República José Adércio Leite Sampaio, Eduardo Aguiar, Jorge Munhoz e Eduardo Santos de Oliveira, que constituíram uma força tarefa para apurar o caso via MPF.

No fim de semana, o Estado de Minas mostrou como está a região afetada pelo desastre seis meses depois do rompimento. O repórter Mateus Parreiras e o repórter-fotográfico Leandro Couri percorreram o caminho da lama desde Bento Rodrigues até a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, em Rio Doce, na Zona da Mata mineira. O material pode ser conferido pelos links à esquerda na tela.

 

 

.