Prefeituras de Minas adotam conteúdo sobre preservação ambiental nas atividades escolares

Professores de várias cidades são preparados pelo Ministério Público, dentro do projeto Plantando Educação, Colhendo Cidadania: circuito Jequitinhonha e Mucuri

Pedro Ferreira
Professores da rede municipal de ensino de vários municípios mineiros estão sendo preparados por uma equipe do Ministério Público como multiplicadores de conhecimento sobre preservação ambiental.
O projeto Plantando Educação, Colhendo Cidadania: circuito Jequitinhonha e Mucuri chega nesta terça-feira a Águas Formosas, no Vale do Mucuri. Na sexta-feira, a equipe técnica esteve em Jequitinhonha, no Vale do Jequitinhonha, onde o encontro teve participação de professores de Felisburgo, Porto dos Volantes e Monte Formoso. Nesta quarta, será a vez de Teófilo Otoni e, na sexta-feira, em Capelinha, as duas cidades também do Vale do Mucuri.

O projeto foi lançado em 15 de abril, em Diamantina, Alto Jequitinhonha, pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri, e executado pela organização não governamental Biotrópicos. O objetivo é capacitar professores municipais dos vales do Jequitinhonha e Mucuri em educação ambiental, especialmente em temáticas e práticas relacionadas às degradações ambientais mais recorrentes na região.

O Ministério Público assinou termos de compromisso com os municípios para inclusão do conteúdo ambiental nas atividades escolares. “Após a elaboração de material pedagógico, uma equipe técnica está percorrendo nove cidades-pólo, realizando oficinas com os educadores”, informou o coordenador regional de Meio Ambiente, promotor de Justiça Felipe Faria de Oliveira, A meta é visitar 58 municípios e atingir 11 mil alunos. Para o representante do Ministério Público, a escolha do público-alvo levou em consideração o fato de crianças e adolescentes serem multiplicadores de boas práticas ambientais, além de contribuírem para alterar a percepção ambiental na região, cujos índices de degradação do meio ambiente são elevados. (Com informações do MPMG)..