Reportagens e fotos do EM são premiadas

9º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público reconhece trabalho nas categorias impresso, internet e fotografia

- Foto:


O jornal Estado de Minas será premiado no 9º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público nas categorias impresso, internet e fotografia. A comissão julgadora do prêmio, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, recebeu 148 trabalhos nas seis categorias – impresso, fotografia, rádio, televisão, internet e estudante. Foram escolhidos 18 reportagens para a premiação que ocorrerá hoje à noite, no salão da CDL BH.

Na categoria impresso, serão premiados a reportagem Morte e vida Rayline, de Daniel Camargos, e o caderno especial Vozes de Mariana, de Alexandre Guzanshe, Daniel Camargos, Fred Bottrel, Márcia Maria Cruz e Pedro Rocha Franco.

 

A reportagem conta a história da técnica em enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, que morreu num acidente aéreo em 18 de março de 2014. A jovem enviou mensagem de celular aos familiares informando que os problemas da aeronave que se acidentou.

Em Vozes de Mariana, o rompimento da Barragem do Fundão é recontado a partir do relato de vítimas e heróis que estavam na cidade em 5 de novembro do ano passado, dia da tragédia. O caderno especial se inspira no livro Vozes de Chernobyl, da bielorrussa Svetlana Alexievich. Vencedora do Nobel de Literatura de 2015, a escritora reuniu depoimentos dos que sobreviveram ao terrível desastre nuclear ocorrido em 1986.

Na categoria fotografia, serão premiados os repórteres fotográficos Euler Júnior, com a foto À procura de Tiago, e Túlio Santos, com Lentes sobre as ruínas. Euler Júnior relata o momento de busca do menino Tiago Damasceno dos Santos, de 7 anos, vítima da tsunami de lama que encobriu o subdistrito de Bento Rodrigues.

Lentes sobre as ruínas mostra a destruição do distrito de Bento Rodrigues depois da passagem da tsunami de lama.

INTERNET Na categoria internet, Mateus Parreiras com a reportagem Terceiro maior reservatório de abastecimento de água de BH está em situação crítica. A reportagem mostra a pior seca pela qual passou a represa de Serra Azul.

Também serão premiadas reportagens da Rádio Itatiaia, Rede Minas, O Tempo, SBT e jornais laboratórios da Fumec e PUC Minas.

.