São cerca de 400 atendimentos por ano. No ano passado, 48% desses procedimentos obtiveram sucesso. O Hospital das Clínicas, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é o único público de Minas que oferece tratamento gratuito de infertilidade.
Mães como a professora de geografia Aline Machado Marinho Maksud, de 33 anos, estarão presentes na comemoração, às 16h, no próprio hospital. Aline tornou-se mãe em outubro do ano passado, quando deu à luz as gêmeas Júlia e Laura, hoje com seis meses de idade. Graças ao tratamento de infertilidade, a professora realizou o seu maior desejo, o de ser mãe. Todas as mães convidadas para a festa levarão seus filhos, quando vão contar as suas histórias e compartilhar experiências de vida, além de uma reflexão sobre como ser mãe nos dias de hoje.
Em 2010, o marido de Aline, o professor Hissa Maksud, de 42, descobriu que tinha baixa produção de espermatozóides.
SERVIÇO Além dos serviços de reprodução humana oferecidos, o laboratório ainda mantém bancos de esperma e de óvulos ativos. Também está implantando um pré-natal específico para as pacientes que engravidaram após qualquer um dos tratamentos.
O casal com dificuldade de engravidar deve marcar uma consulta em qualquer posto de saúde. Depois, é encaminhado ao Ambulatório de Reprodução Humana do Posto de Atendimento Médico (PAM) do Bairro Sagrada Família, Região Leste, onde o Hospital das Clínicas da UFMG mantém um serviço de atendimento.
O tratamento é gratuito, mas o casal paga pela medicação indispensável para induzir a ovulação, que não é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao tratamento, a mulher deve ter idade máxima de 42 anos, para fertilização in vitro com óvulos próprios, e de 50 anos, para utilização de óvulo doado..