Falhas em transformador deixa moradores sem energia elétrica há quatro dias na Grande BH

Segundo a Cemig, o equipamento ficou sobrecarregado por causa de ligações clandestinas. Problema foi corrigido às 19h de domingo (25)

João Henrique do Vale
Dono de mercearia perdeu vários produtos por causa da falta de energia elétrica - Foto: Divulgação

Moradores de uma rua de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passam por transtornos e prejuízos desde quinta-feira. Sem energia elétrica, comerciantes perderam produtos e tentam salvar outros que ainda não estragaram. Houve um problema com um transformador, que ficou sobrecarregado por causa de ligações clandestinas, segundo a Cemig. O sistema foi restabelecido às 19h deste domingo (25).

O problema começou depois da troca de um transformador na quinta-feira, na Rua Doutor Otacílio Teotônio de Lima, no Bairro Primavera. “Vieram fazer a troca porque estava vazando óleo. Colocaram outro equipament,o que não aguenta a força do sistema. Ele fica ligado cinco minutos e volta a cair”, explica Gilmar da Silva Vieira, de 32 anos, dono de uma mercearia.
“Já ligamos várias vezes para a Cemig, mas não conseguem resolver o problema”, completou.

O comerciante afirma registrou prejuízos em decorrência da situação. “Enquanto estávamos tendo condições, compramos gelo e conseguimos manter alguns produtos. Mas sorvete e iogurte já perdemos todos. Estamos tentando ver se conseguimos manter as carnes. Aqui, nossa prioridade é o pão, mas como o forno é elétrico, nem isso estamos conseguindo fazer”, disse. Segundo Gilmar Vieira, um açougue vizinho também perdeu todos os produtos.

De acordo com a Cemig, o transformador começou a vazar óleo na quinta-feira por causa de sobrecarga provocada por ligações clandestinas. No dia seguinte, a Companhia desligou a rede para não ocasionar riscos. Um transformador com potência maior foi adquirido e instalado no domingo.

Sobre as ligações clandestinas, a Cemig informou que não há um plano de ação para a retirada do material pois a operação tem que ter a presença da Polícia Militar (PM). .