Vítima de assalto em lanchonete do Padre Eustáquio relata desespero com ação de ladrões

Crime foi registrado em câmera de segurança de uma das lojas da rede de fast-food Subway. As imagens, que se espalharam pelo Facebook, foram vistas mais de 1 milhão de vezes e tiveram mais de 6 mil compartilhamentos

Guilherme Paranaiba

“Quando vi o vídeo de novo, caí em prantos, porque na hora um deles colocou a mão na cintura e mostrou parte de uma coisa que achei que era uma arma.
Nunca fui assaltada à mão armada e relembrar aquele momento é assustador”, afirma a estudante Rayane Valentina, de 19 anos, que teve o celular levado por três pessoas, dois rapazes e uma moça, em 3 de março, quando estava com o marido em uma lanchonete da Rede Subway no Bairro Padre Eustáquio, Região Noroeste de BH.

O crime foi filmado por uma câmera de segurança do estabelecimento e as imagens viralizaram esta semana na internet. Na tarde desta quinta-feira, já havia mais de 1 milhão de visualizações e 6,1 mil compartilhamentos no Facebook. O vídeo mostra um cliente lanchando, sentado em uma das mesas, quando os dois rapazes e a moça chegam juntos, simulando um grupo de amigos que queria consumir na loja.

Eles anunciam o assalto aos funcionários e um dos rapazes se volta para o cliente, que tira alguma coisa do bolso e entrega para o criminoso. Depois, pega a carteira, mas o objeto não interessa aos ladrões. Enquanto o cliente acompanha tudo sem se exaltar, um casal chega e também é assaltado. O homem e a mulher entregam objetos que parecem ser alianças. Logo depois aparecem Rayane, que entrega o celular, e o marido, pegos de surpresa com a situação.

“É uma sensação de impotência, porque na hora você não pode fazer nada.
O que mais me chama a atenção é que são três jovens de cara limpa assaltando gente honesta. A moça é bonita, jovem. Depois das imagens que estão no Facebook, eu e meu marido fomos à delegacia fazer a ocorrência”, afirma. O vídeo, que está com as imagens aceleradas, ainda mostra uma sexta cliente entrando, mas saindo logo em seguida, provavelmente assustada com o assalto. A porta é fechada por uma das funcionárias e a gravação termina.

A Polícia Militar esteve no local logo depois do crime e registrou a ocorrência como roubo. Rastreamentos foram feitos na região, mas ninguém foi preso. Algumas informações já foram levantadas sobre a autoria e repassadas à Polícia Civil, responsável pelas investigações. Quatro pessoas aparecem listadas na ocorrência com pertences roubados. O balanço feito pelos militares que atenderam à ocorrência mostra que dois celulares foram roubados, além de duas alianças e R$ 200 em dinheiro do caixa da lanchonete. .