(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura corrige lista de guardas considerados inaptos para porte de arma em BH

Correção foi publicada hoje no Diário Oficial do Município. Lista publicada ontem teve repetição de números. Na publicação correta, 12 de 100 guardas submetidos ao teste foram considerados inaptos


postado em 11/03/2016 10:09 / atualizado em 11/03/2016 10:33

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial corrigiu o número de guardas municipais aptos e inaptos para o porte de arma de fogo em Belo Horizonte. Segundo publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, houve erro na lista divulgada ontem. Na verdade, são 12 e não 15 os agentes considerados inaptos. A princípio, comparando as duas publicações, houve um erro na composição da lista. A Prefeitura de Belo Horizonte afirma que o erro se deu durante a formatação do quadro com o resultado da avaliação.

As listas se referem à “avaliação psicológica para a concessão de porte institucional de arma de fogo”. A lista divulgada no DOM de quinta-feira mostrava que de 117 candidatos ao treinamento, 15 haviam sido considerados sem estrutura psicológica para manusear e ter em sua posse armamento de fogo, o que equivalia a 13% dos candidatos. No entanto, a lista apresentava um erro. A partir do número de ordem 276, a lista repetia os candidatos de número 238 ao 276 novamente.

Nesta sexta, a Secretaria publicou a lista novamente, com a observação “Republicado por ter saído com incorreções no DOM de 10/03/2016”. Desta vez, constam na lista 100 guardas, dos números 200 a 298 (mais o candidato com número de ordem 084, no topo). Na lista correta, são 12 candidatos reprovados na avaliação psicológica para o porte de armas. A primeira turma a fazer o exame, no mês passado, teve 99 guardas considerados aptos e apenas um reprovado.

A assessoria de imprensa da Guarda Municipal informou ontem que por se tratar de uma primeira avaliação não é possível apontar, ainda, se o número de reprovados é considerado grande, mas salienta que há possibilidade de repetir os testes após o fim do processo. "A corporação é extremamente rigorosa e exigente quanto a esse teste". Quem foi reprovado deve manifestar seu interesse em repetir os exames e depois de 60 dias uma nova avaliação é feita.

TREINO Além de uma extensa carga teórica, os agentes serão submetidos a aulas de uso progressivo da força, primeiros socorros, manuseio de armas e técnicas de tiros se submetendo a todos procedimentos recomendados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A expectativa é que os primeiros agentes estejam portando o armamento institucional até o fim de março. O uso do armamento será institucional e em locais previamente apontados pela administração com base em estudos e estatísticas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)