Carnaval termina com 98 ônibus depredados em BH

Os prejuízos atingiram 15 das 40 empresas de ônibus da capital mineira

João Henrique do Vale
Depredação retirou os veículos por aproximadamente 12 horas das ruas - Foto: Setra/Divulgação

Não foi apenas com folia e festa que o carnaval de Belo Horizonte ficou marcado. No meio dos foliões, alguns vândalos se infiltraram e causaram badernas e depredações. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), 98 ônibus foram danificados e retirados de circulação durante os cinco dias de folia.

Os prejuízos atingiram 15 das 40 empresas de ônibus da capital mineira. Ao todo, foram 124 vidros laterais e de porta danificados, 70 alçapões, nove para-brisas, um para-choque traseiro, uma câmera de segurança, nove portas, 18 janelas completas, duas fórmicas de teto, dois encostos de cadeira, dois letreiros traseiros, e dois espelhos internos. Os valores dos gastos ainda estão sendo apurados.

Por causa dos estragos, segundo o Setra, cada veículo danificado ficou parado em média 12 horas nos pátios das empresas. O período em que ficaram parados, os ônibus poderiam transportar 240 pessoas.


Durante os dias de festa, que recebeu aproximadamente dois milhões de pessoas, a Polícia Militar (PM) deteve ao menos 145 pessoas por causa de furtos e roubos de foliões. Destes, 120 são adultos e outros 25 adolescentes. Durante coletiva realizada na tarde de quinta-feira, a PM rebateu críticas em torno de pouco efetivo acompanhando os blocos, dizendo que havia também policiais à paisana identificando e 'pinçando' criminosos em meio aos foliões. A maioria dos presos, inclusive, já tinha passagem pela polícia.

Ao todo, foram 124 vidros laterais e de porta danificados - Foto: Setra/Divulgação.