SLU recolhe 379 toneladas de lixo no Carnaval de BH

Os funcionários da limpeza utilizaram 617 mil litros de água de reúso, originária de poços artesianos da Prefeitura, e cerca de 560 litros de desinfetante

João Henrique do Vale
Vias de Belo Horizonte ficaram tomadas de lixo depois das passagens dos blocos - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

O carnaval de Belo Horizonte em 2016 atraiu 1,6 milhão de pessoas, 100 mil a mais do que o ano passado. Consequentemente, também houve aumento de sujeira nas ruas e avenidas por onde os blocos passaram. De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) foram retiradas das vias 379 toneladas de resíduos durante os cinco primeiros dias de folia. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira.

Para deixar as ruas e avenidas prontas para receber novamente os desfiles e a alegria do público, mil profissionais, entre eles aproximadamente 300 garis, utilizaram 617 mil litros de água de reúso, originária de poços artesianos da Prefeitura, e cerca de 560 litros de desinfetante. Também foram desobstruídas 2.352 bocas de lobo. O entorno dos palcos especiais e as regiões Centro-Sul e Leste foram as que registraram as maiores concentrações de público, e consequentemente, de lixo.

Foram disponibilizados mais de 500 contêineres para lixo comum e materiais recicláveis, com capacidade para 240 litros de resíduos cada um.
Além disso, 80 caminhões, entre compactadores, basculantes e pipas, foram utilizados. No Carnaval de 2015, foram recolhidos 370 toneladas de lixo, nove toneladas a menos do que este ano.

Somente no fim de semana de pré-carnaval a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 90 toneladas de lixo das ruas das regiões Centro-Sul, Barreiro, Nordeste, Noroeste e Pampulha .