Jornal Estado de Minas

Máquina roubada por golpistas é encontrada em Mariana


Uma das máquinas roubadas dos trabalhos para abertura de vias nos distritos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, foi encontrada. A confirmação foi feita nesta sexta-feira pela empresa que alugou os equipamentos, Lafaete – Locações de Máquinas e Equipamentos para Obras, ao secretário de Defesa Social de Mariana, Braz Azevedo, que havia avisado sobre a recuperação da máquina, no último dia 15.



A máquina foi encontrada no Bairro Vila Maquiné, a dois quilômetros do Centro Histórico de Mariana. O local fica cerca de 30 quilômetros distante do ponto onde era utilizada na recuperação das vias do subdistrito de Paracatu de Baixo. Segundo a Prefeitura de Mariana, as autoridades que apuram o crime também foram alertadas.

De acordo com o delegado Rodrigo Bustamante, as investigações estão em fases finais de confirmações e oitivas. "Hoje foi um dia muito produtivo e estamos num caminho muito bom. Fizemos diligências em outras cidades e outros estados e conseguimos identificar firmas e caminhões que fizeram o transporte das máquinas", disse. Até este sábado, ainda segundo o delegado, a Polícia Civil deverá ter avançado significativamente no caso.

Entenda o caso


Nos primeiros dias de 2016, a Prefeitura de Mariana foi procurada por dois homens, que se identificaram como Lucas Cunha e Anderson Vieira e disseram ser funcionários da Construtora e Transportadora HCS, com sede no Rio. Os golpistas firmaram um contrato com a administração municipal afirmarando que a companhia queria ajudar na abertura e cascalhamento de estradas destruídas com o rompimento da Barragem do Fundão.



Após fechar o contrato com o município, os dois homens alugaram os equipamentos na Lafaete, em Belo Horizonte. Dos 11 equipamentos alugados, 10 já haviam sido levados para Mariana. A dupla conseguiu roubar quatro máquinas - três escavadeiras hidráulicas e uma retroescavadeira, e danificou outras seis. A empresa de locação afirmou que o prejuízo com o roubo do maquinário é estimado em R$ 2 milhões.

Além do golpe com equipamentos usados na construção pesada, a quadrilha lesou hotel, lavanderia, locadora de veículos, trabalhadores contratados e deixou um rastro de prejuízo por onde passou.

audima