Com 21 cidades em risco, Sul de Minas é a região que mais sofre com a chuva

Boletim atualizado da Defesa Civil listou as cidades sob alerta de deslizamentos e alagamentos

Celina Aquino
Em São Lourenço, a enchente do Rio Verde alagou as ruas do centro - Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

O Sul é a região de Minas que mais sofre com a chuva do fim de semana. A informação é da Defesa Civil do estado, que divulgou neste sábado boletim atualizado de ocorrências.

Houve registro de alagamentos provocados pelo aumento do volume de córregos e rios, que acabam transbordando. O órgão também acompanha ocorrências relacionadas a vistorias em residências, quedas de árvores e deslizamentos de taludes/encostas devido ao encharcamento do solo.

Várias rodovias foram afetadas com alagamentos e quedas de barreiras, entre elas a BR-460, que liga Lambari a Carmo de Minas. O trecho segue interditado por causa de um afundamento da pista.

Em São Lourenço, o alto índice pluviométrico em Itanhandu e Itamonte provocou o transbordamento do Rio Verde. Com isso, a água barrenta alagou ruas da cidade e obrigou muitos moradores a sair de casa.

Os municípios mais afetados são: Camanducaia, Cambuí, Carmo de Minas, Congonhal, Cristina, Inconfidentes, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Monte Verde, Munhoz, Piranguinho, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre, São Lourenço e Três Corações..