Bombeiros retomam buscas por casal na Serra do Cipó

Uma viatura foi para o local no início da manhã para tentar encontrar as vítimas. Na noite desta quinta-feira, a filha do casal ligou para o Corpo de Bombeiros e confirmou que os pais estavam desaparecidos

Estado de Minas
- Foto: CBBMG

As buscas por um casal desaparecido na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, entraram no segundo dia nesta quinta-feira. O helicóptero Arcanjo 3 e uma viatura foram para o local tentar encontrar os desaparecidos. A aeronave decolou com atraso devido ao mau tempo. Ainda na noite desta quinta, a filha do casal entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e confirmou o desaparecimento dos pais, Kátia Caldeira Soares, de 48 anos, e Arnaldo Bolson, de 53.

A operação de resgate começou na tarde de quarta-feira quando o casal, que fazia trilha, entrou em contato com a Polícia Militar (PM) dizendo que se perdeu. O Centro de Operações dos Bombeiros entrou em contato com o celular. Na ligação, a mulher que se identificou apenas como Kátia, avisou que a bateria do celular estava acabando e confirmou que se perdeu. Ela também informou que o homem que estava em sua companhia se chamava Arnaldo. Foram feitas varreduras com a aeronave nessa quarta-feira, mas a chuva prejudicou os trabalhos.
Os militares tentaram ligar para o celular de uma das vítimas, mas caiu apenas na caixa postal.

A ação de hoje é feita com quatro militares. Eles vão seguir pelo ponto onde o casal entrou na mata. Moradores de São José da Serra, próximo de onde os desaparecidos começaram a caminhada, ajudam os bombeiros nas buscas. Nessa quarta-feira, guias locais ingressaram na região com os militares para mostrar as trilhas. Duas viaturas e uma caminhonete fizeram a varredura na área.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil já foi acionada para fazer contatos com parentes e obter informações que possam auxiliar nas buscas. A preocupação da corporação é com o mau tempo na região da Serra do Cipó. Por causa disso, os desaparecidos podem passar por frio e ficar sem alimentação.

Os bombeiros fazem um alerta para que as pessoas só façam caminhadas com guias ou pessoas mais experientes, com alimentação e equipamentos adequados. Devem levar também equipamentos eletrônicos com mapas. Sempre que uma pessoa vai sair para passeios e atividades como estas, deve informar a algum parente ou amigo o local de destino, quando vai sair e a previsão de retorno.

A possibilidade de trote foi descartada somente na noite de quinta-feira, quando a filha do casal ligou para o Corpo de Bombeiros e confirmou que os pais estavam desaparecidos. No início do mês, um trote sobre um grave acidente na mesma região mobilizou viaturas do Corpo de Bombeiros, do resgate voluntário e até o helicóptero.
Por causa da falsa comunicação, a região metropolitana ficou sem o apoio de aeronaves da corporação por uma hora e quarenta minutos..