Coronel Fabriciano decreta situação de emergência por causa da dengue

Cidade teve 578 notificações de casos suspeitos da doença na primeira semana de 2016

Luiz Fernando Motta
A prefeitura de Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Rio Doce, decretou situação de emergência por causa da dengue.
O decreto facilitará a contratação de serviços emergenciais de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti. Somente na primeira semana de 2016, o município teve 578 notificações de casos suspeitos da doença.

“Vamos conseguir agilizar nossas ações. A situação tem nos preocupado, principalmente, pela possibilidade do mosquito transmitir além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Iniciamos uma força-tarefa e precisamos da ajuda de cada morador para eliminar todos e quaisquer focos”, disse a prefeita Rosângela Mendes.

Segundo o secretário de saúde, Rubens Castro, a cidade vem registrando um grande aumento de notificações desde dezembro. Na primeira semana do mês, o município teve 24 notificações. Nas semanas seguintes, o número subiu para 47, 97, 117 e chegou a 267 nos últimos dias do ano passado.

"Houve uma transmissão muito alta nessas semanas e ficamos preocupados. Hoje estamos reunidos com representantes da Secretaria de Estado de Saúde para buscarmos uma ação coordenada", disse o secretário.

O Plano Regional de Contingência e Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus será implantado nesta sexta-feira.
A reunião é uma convocação em caráter emergencial aos 35 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço, onde deverão estar presentes todos os Prefeitos e Secretários de Saúde da região.

A prefeitura estima que em um período de pouco mais de 70 dias, aproximadamente 43.200 residências sejam visitadas duas vezes em todo município. A administração municipal colocará em prática uma lei que irá punir moradores que não adotarem medidas de controle do Aedes aegypti. A multa para quem impedir a ação dos agentes de saúde pode variar de R$ 1080 a R$ 6480..