Jornal Estado de Minas

Representantes dos comitês integrantes da Bacia do Rio Doce visitam área da tragédia

Representantes dos comitês integrantes da Bacia do Rio Doce fizeram, na tarde de ontem, visita técnica à área do rompimento da Barragem do Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e à cidade de Barra Longa, que são as áreas mais afetadas pelo desastre ambiental. Pela manhã, o grupo participou de debate no auditório do polo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em Mariana, com uma plateia de quase 50 pessoas, entre as quais ambientalistas e biólogos.

Aos representantes de vários municípios da bacia do Rio Doce, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior,  falou sobre a necessidade urgente da recuperação de rios e córregos que integram a bacia, como o Ribeirão do Carmo, na cidade que administra, que ficou comprometido pelos rejeitos da barragem. O prefeito de Colatina (ES), Leonardo Deptulski, também presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), participou da reunião e da visita técnica, que marcam o início dos trabalhos da “Missão Mariana”, expedição que percorrerá os principais municípios atingidos.

A representante do CBH-Piranga, Rogéria Trindade, abriu os trabalhos explicando as questões de segurança das áreas afetadas e também da Barragem de Fundão, que está interditada. “O desastre também afetou a economia da cidade de Mariana, pois caíram consideravelmente os investimentos no município”, lembrou Rogéria..