Jornal Estado de Minas

Defesa Civil alerta para chuva com raios nesta terça na Grande BH

Mais um dia com tempo instável que pode terminar com chuva forte na Grande BH. Segundo informações do serviço do 5º Distrito de Meteorologia, a expectativa de chuva é de 20 a 30 milímetros. Tudo por causa de uma frente estacionária sobre o Atlântico Sul que deixa o tempo instável em todo o Sudeste. A temperatura máxima prevista é de 29 graus e a mínima de 18.

A expectativa de chuva motivou um alerta que vale até amanhã às 8h. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recomenda à população que evite áreas de inundação e regiões perto de córregos e rios. O ideal é não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos. O boletim lembra ainda que as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos. Quem mora ou passa por áreas de encostas e morros deve ter atenção redobrada.

Veja outras recomendações para não correr risco em caso de raios.

Se você estiver na rua:
- Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (Pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas)
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica .
- Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;

Se você estiver dentro de casa:
Não use telefone com fio;
Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.
Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica

A ação da frente que atua sobre Minas Gerais fará com que o tempo fique de encoberto a nublado em todo o estado.Podem ocorrer pancadas de chuva forte no Sul, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Centro e Leste do estado. Nas demais regiões o tempo fica de totalmente nublado a nublado. Também pode chover..