Jornal Estado de Minas

Criolo abre show para vítimas da tragédia de Mariana, no Mineirão


O cantor Criolo abriu às 16h17 o show para arrecadar fundos para as vítimas da tragédia de Mariana que está sendo realizado no Mineirão na tarde desta terça. Aplaudido pelos fãs, o músico falou do sentimento enorme que une todos os envolvidos na organização."Todos somos solidários. Obrigada a todos os envolvidos. É um sentimento muito bom, uma boa energia".

"A música ajuda a transformar, a música leva esperança", disse o rapper durante entrevista antes da apresentação. Para ele, em cada depoimento das pessoas atingidas pela tragédia é possível ver o amor a sua cidade e à natureza. ''Diante de uma situação muito triste que está acontecendo nesse lugar tão maravilhoso que é Minas Gerais, que a gente ama tanto, surgiu esse pensamento de como poder colaborar", completa. Segundo ele, será dado um retorno à sociedade sobre o que será feito com o dinheiro que será levantado com o show. Depois, passando esse primeiro momento, será hora de cobrar as autoridade e continuar trabalhando junto para que algo realmente seja feito de modo efetivo".

A cantora Tulipa Ruiz, que recebeu o convite de Criolo para participar do evento em Belo Horizonte, diz que junto com Maria Gadu e Mariana Aydar vai receber convidados para o show que será realizado em São Paulo no próximo 21, no Espaço das Américas, também para levantar verba para as vítimas da tragédia.

"Está todo mundo muito impactado, muito sensibilizado (com a tragédia de Mariana) e querendo fazer alguma coisa.
É absolutamente importante, envolvimento da classe artística fomenta soluções no coletivo", afirma. "A galera está numa energia maravilhosa, muito a fim de participar desse movimento assim como os artistas que estão aqui. 'Hoje é um dia de encontro, de muito amor'.

''Todo mundo que está aqui hj de alguma maneira está se entregando a esse projeto pra gente ajudar de maneira pequena as famílias que foram afetadas por esse desastre absurdo que a gente viveu aqui'', disse o cantor Rogério Flausino, do Jota Quest.

Embora o total arrecadado ainda não esteja fechado, Carolina de Amar, diretora da Macaco-Prego, organizadora do evento, afirma que a expectativa é chegar a 12 mil pessoas neste sábado. Toda a renda será revertida para a população atingida em Mariana e outros municípios afetados, por critério de urgência, inclusive no Espírito Santo.

''Se conseguirmos atingir uma verba de R$ 300 mil para doação será feito o resgate humano'', afirma. Segundo ela, o valor previsto não é tão significativo para fazer o resgate ambiental necessário para recuperar as regiões atingidas pela lama.

O público começou a entrar na Esplanada do Mineirão às 14h30. Desde cedo o clima era de animação entre quem veio assistir as apresentações. Além de Criolo estão programadas apresentações de Emicida, Tulipa Ruiz e Milton Nascimento.
O público vai poder vibrar ainda com o repertório de Jota Quest e Caetano Veloso.
Tulipa Ruiz e Criolo no palco. Eles cantam o maior sucesso dela: "só sei dançar com você" - Foto: Carolina Braga/EM/D.A Press
O rompimento da barragem, ocorrido em 5 de novembro, deixou pelo menos 15 mortos. .