Jornal Estado de Minas

Alunos fazem maquete para entender rompimento da barragem da Samarco

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual “Dom Silvério”, em Mariana, Região Central de Minas Gerais, desenvolveramdo projeto de uma maquete e um simulado com o objetivo de analisar os impactos da tragédia do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, ocorrido no dia 5 de novembro, na comunidade de Bento Rodrigues.

De acordo com a prefeitura de Mariana, o projeto pedagógico foi feito por alunos do 1° e 2° anos e integra a “Semana da Vida”. A iniciativa tem o propósito de levar os estudantes a aplicarem o conhecimento em situações práticas.

A maquete mostrava a comunidade Bento Rodrigues antes e depois da tragédia, não apenas a destruição física, como casas, igreja e objetos pessoais, mas o impacto nos sobreviventes que tiveram suas histórias, costumes, lugares de tradição e lazeres destruídos pela lama. No mural, eles apresentam um varal de cordel com a tragédia traduzida em palavras.

A proposta segundo a coordenadora era simples, sem muita complexidade ou exigências, a escola queria abordar o assunto que estava presente e que atingiu de forma direta ou indireta a vida dos alunos. Tanto professores quanto os alunos tinham interesse em se expressar.

“O projeto foi bem interessante, com ele pudemos montar a maquete mostrar um pouco do que o Bento era antes da barragem se romper e depois, e com isso aprendemos um pouco mais sobre a historia da comunidade, do que ele era antes do desastre” , destacou a aluna Tamyres da Silva Braga, do 1° B.

O projeto é dos professores Décio Gabriel Soares e Neile Ferreira, com apoio da coordenadora Lealce Mendes da Silva, e os alunos do 1° e 2° anos. O tema do projeto foi específico, Barragens: Impactos nas atividades físicas e de lazer no Município de Mariana..