Jornal Estado de Minas

Interrupção de contrato de terceirizados causa atrasos no metrô de BH


Passageiros do metrô de Belo Horizonte enfrentaram atrasos nas viagens na manhã desta terça-feira em diferentes estações da linha 1. Pouco antes das 6h, mensagens via alto-falante comunicavam os usuários sobre um problema técnico que geraria atrasos de até 10 minutos.

Um usuário que estava na Estação Horto, seguindo no sentido Eldorado, disse que os trens passavam lotados. “Normalmente é intervalo entre quatro, no máximo cinco minutos. Hoje está com intervalo de dez minutos pra mais”, relata. Ele deixou várias composições passarem porque não havia como embarcar.

Por meio de nota, a CBTU confirmou atrasos por causa de uma menor disponibilidade de trens no pico, e que os intervalos entre as viagens têm variado entre 8 e 10 minutos. As viagens foram prejudicadas por conta da interrupção do contrato de terceirização com funcionários.

Em 17 de novembro, a CBTU negou a possibilidade de o metrô de Belo Horizonte parar suas atividades no final da semana por conta do fim do contrato de funcionários terceirizados que fazem a bilhetagem e a manutenção dos trens, e que estava adotando medidas para evitar a interrupção dos serviços.
O encerramento do contrato de terceirização foi determinado em uma ação civil pública impetrada pelo sindicato da categoria.

“A Companhia e o Sindicato dos Metroviários ratificaram nesta segunda-feira (30/11) o acordo que viabilizará a renovação dos contratos terceirizados, bem como a realização de concurso público para os cargos objeto da ação civil. Desta forma, em um curto período a prestação de serviço do Metrô será normalizada”, diz a nota desta terça-feira.

.