A capa da edição de quinta-feira do Estado de Minas continuava repercutindo na internet nesta sexta-feira, um dia após a publicação, com jornais, revistas, portais e blogs de várias regiões do país publicando matérias sobre a capa, construída a partir da adaptação de trechos de um dos maiores sucessos da Legião Urbana, Que país é este?
A Exame afirmou que a “a capa traz uma espécie de protesto codificado e também muita criatividade”. Além disso, a matéria publicada no site e nas páginas sociais da revista afirma que, em tempos difíceis para o meio impresso, o uso da criatividade em prol de um jornalismo mais inteligente e menos quadrado é um alento para quem é e quem não é do meio.
O site Yahoo! parabenizou a publicação e afirmou que a edição é um tapa na cara necessário ao nosso país. “Estado de Minas não teve papas na língua e abusou da criatividade para questionar e informar seus leitores a respeito da tragédia que assola não só o estado afetado por um dos maiores acidentes ambientais da história do país, mas o Congresso Nacional, as empresas, as instituições e – por que não? – a sociedade civil também.”
O blog Mídia Mundo, que faz análise das primeiras páginas de jornais brasileiros, evidenciou a capa do EM e afirmou que a criatividade ainda está viva no Brasil. “O Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) brilhou mais uma vez. Aproveitando o gancho da música da Legião Urbana, relacionou a tragédia de Mariana e a prisão do senador. Ficou ótimo!”, diz a publicação.
O blog Papo de Homem afirmou que parte da internet parou para ver e elogiar a capa, que cumpriu a função de pautar a conversa. “O Estado de Minas, nessa edição, achou o ponto de equilíbrio. Arriscou pesar no conteúdo, se aventurou ao estampar sua capa de lama, mas soube servir ao leitor quando escolheu por uma página limpa, horizontal, organizada.
INSTAGRAM No Instagram, o Diário de Pernambuco postou a imagem da capa e disse aos seguidores: “Vocês já viram a capa do Diário que foi publicada hoje cedo. Mas não poderíamos deixar de citar também a capa do Estado de Minas, que diz muito sobre o Brasil de hoje”.
A capa viralizou na internet e, na quinta-feira, ocupou o terceiro lugar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Brasil e nono lugar no mundo. No Twitter (@em_com e @portaluai), a publicação foi vista por mais de 70,1 mil pessoas e teve mais de 8,5 mil engajamentos, entre retuítes e outras interações. No Facebook, até o início da noite de ontem, haviam sido mais de 135 mil compartilhamentos e mais de 15,5 milhões de pessoas alcançadas..