(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de Mariana estima danos materiais em R$ 100 milhões

"Queremos fazer tudo com transparência", disse o prefeito Duarte Júnior. Animais e terras produtivas perdidas não entraram na conta mas, na avaliação da prefeitura, o valor cobrirá também os danos ao meio ambiente causados pelo acidente


postado em 11/11/2015 19:11 / atualizado em 12/11/2015 19:08

Prefeito Duarte Júnior estimou prejuízos causados por tragédia(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Prefeito Duarte Júnior estimou prejuízos causados por tragédia (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), disse que o prejuízo causado pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco na semana passada chegará a "pelo menos R$ 100 milhões". O valor, segundo o prefeito, contabiliza prejuízos públicos e também as casas atingidas pela lama após o rompimento das barragens.

"A secretaria de obras fez esse primeiro levantamento", disse. "Ele inclui duas escolas, 15 pontes, pelo menos 50 piquetas (passarelas para travessia de córregos) e 250 casas", afirmou Duarte Júnior.

As declarações foram dadas após pronunciamento dos presidentes das empresas Vale, Murilo Ferreira, e BHP Billiton, Andrew Mackenzie, que anunciaram a criação de um fundo privado para dar suporte à Samarco na reparação aos danos.

O prefeito afirmou ainda que pretende criar uma câmara, envolvendo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e sindicato dos trabalhadores da região, para acompanhar as despesas caso o recurso seja disponibilizado. "Queremos fazer tudo com transparência", completou.

O prefeito disse que os animais e terras produtivas perdidas não entraram na conta, mas garantiu que, na avaliação da prefeitura, o valor cobrirá também os danos ao meio ambiente causados pelo acidente. Duarte afirmou ter recebido telefonema de Dilma, afirmando que irá à cidade nesta quinta-feira.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)