Jornal Estado de Minas

Ventania e calor prejudicam bombeiros no sexto dia de combate a incêndio em Montes Claros

O Corpo de Bombeiros continua o combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, Região Norte de Minas Gerais. De acordo com o 7° Batalhão do município, nesta quarta-feira, aproximadamente 100 homens, entre bombeiros e brigadistas do Instituo Estadual de Floresta (IEF), Defesa Civil municipal e voluntários trabalharam diretamente tentando conter as chamas. Ainda existem muitos focos de incêndio no local.

Atualmente 30% do abastecimento de água do município de Montes Claros vêm dos rios localizados no Parque da Lapa Grande. A área de proteção ambiental conta com 58 grutas, sendo a maior delas, da Lapa Grande, com 2,2 quilômetros de extensão. O parque reúne 47 sítios arqueológicos, com pinturas rupestres e objetos, que marcam a presença humana na região há mais de 8,5 mil anos.

Ainda segundo os militares, o vento forte e o calor prejudicam o combate às chamas. Aeronaves jogam água nos focos tentando resfriar a temperatura. Ainda não se sabe qual o tamanho da área destruída pelo fogo.
.