Jornal Estado de Minas

Cai para 25 número de desaparecidos na tragédia de Mariana


Conforme boletim divulgado no início na tarde desta segunda-feira pela Prefeitura de Mariana e Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, caiu de 28 para 25 o número de desaparecidos na tragédia decorrente do rompimento de duas barragens da Samarco, na última quinta-feira, no município de Mariana.

Na noite desse domingo, foi identificado o corpo de Sileno Narkievicius de Lima, de 47 anos, funcionário da Integral Engenharia, e retirado da Barragem do Fundão. Com isso, o número de trabalhadores da Samarco e empresas tercerizadas caiu para 12.

Já entre os moradores, foram encontradas duas pessoas em hotéis, caindo para 13 a quantidade de moradores desaparecidos.



Outros dois corpos, ambos do sexo masculino e ainda não identificados, foram necropsiados em Ponte Nova e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. Três pessoas continuam internadas no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, também na capital mineira.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) participa, em Mariana, do trabalho de atualização da lista de desaparecidos e realiza ações para restabelecer o fornecimento de água e luz. Equipes especializadas trabalham ainda no resgate de animais em risco, que estão sendo medicados e encaminhados a um abrigo municipal.

O número de desabrigados ultrapassa 600 pessoas (601), que já estão hospedadas em hotéis da região. Foram reforçadas ações de transporte por helicópteros de mantimentos e medicamentos nas comunidades isoladas no município de Barra Longa. Nesta cidade está sendo feita a elaboração do Formulário de Informação de Desastre (Fide), assim como o restabelecimento do acesso à Gesteira, distrito de Barra Longa.

No município de Rio Doce, a Cedec dá apoio na busca de alternativas para o restabelecimento da ordem.


Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Exército, Polícia Ambiental e prefeituras municipais continuam os trabalhos de busca nas comunidades de Mariana, Barra Longa e Rio Doce, atingidas pelo rompimento das barragens. Bombeiros fazem varreduras nas áreas atingidas, com apoio de cães treinados para a atividade. Um grupo especializado em soterramentos está concentrado nas buscas aos desaparecidos..