Jornal Estado de Minas

Fim de semana terá estiagem, mas volta do feriado será com chuva em Minas

O feriado prolongado do Dia de Finados será sem chuva durante o fim de semana na maior parte do estado. No entanto, há previsão de precipitações a partir da tarde de segunda-feira, quando os motoristas pegam a estrada na volta do feriado. Deve chover nas regiões Sul, Zona da Mata, Triângulo, Noroeste, Oeste, Central e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nesta sexta-feira, depois de uma sequência de dias quentes, os moradores da capital passaram por uma manhã com queda de temperatura. A mínima registrada hoje chegou aos 15 graus e a máxima será de 30 graus, com umidade relativa do ar na casa dos 50% à tarde.

Segundo o Instituto Tempo/Clima PUC Minas, a queda de temperatura se deve à ação de um sistema de alta pressão sobre o oceano e o litoral Sudeste, que traz ventos úmidos e baixa os termômetros. Esse mesmo sistema inibe as chuvas. Assim, não há previsão de precipitações para sábado e domingo, mas a volta do feriado será marcada pela chegada de uma frente fria, que pode trazer chuva.


Ainda nesta sexta, o céu fica parcialmente nublado, com chances de pancadas de chuvas no Triângulo Mineiro, Noroeste, nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata. Apesar do céu encoberto, não haverá chuva na Grande BH, Região Central, Oeste, e Sul de Minas.

LITORAL Quem vai passar os próximos três dias nas praias do Sudeste também deve encontrar o tempo chuvoso. Conforme o Instituto Tempo/Clima PUC Minas, a frente fria vai causar chuva no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e no Sul do Espírito Santo. As temperaturas variam da mesma forma que em Belo Horizonte, entre 15 e 30 graus. O sul da Bahia, na Região Nordeste, terá tempo estável, sem chuva. .