Jornal Estado de Minas

Cemitérios municipais de BH devem receber 125 mil pessoas no fim de semana


Os cemitérios municipais de Belo Horizonte devem ficar lotados neste fim de semana de feriado do Dia de Finados, que vai cair na segunda-feira. A expectativa da Prefeitura é que o Bonfim, Consolação, da Paz e Saudade, recebam aproximadamente 125 mil pessoas. A Fundação de Parques Municipais (FPM), responsável pela administração dos espaços, providenciou ações para facilitar o acesso e receber os visitantes. Serão feitas a distribuição de água, além da realização de missas.

Tendas serão instaladas nos cemitérios para a medição de pressão e glicose dos visitantes. No entorno dos quatro cemitérios, as vias sofrerão mudanças para facilitar o acesso. Agentes da BHTrans vão auxiliar a movimentação. Os espaços vão funcionar de 7h às 17h.
A FPM terá o reforço das secretarias regionais Noroeste, Norte e Leste. A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão a segurança dos presentes.

Na segunda-feira, funcionários estarão disponíveis para orientar os visitantes sobre a situação de seus jazigos e serão afixados cartazes informativos nos quatro cemitérios. Com a sanção da lei 10.828, em 10 de julho de 2015, houve uma atualização dos conceitos que regulamentam a concessão nos cemitérios municipais. De acordo com o novo texto, além da inadimplência e do abandono físico do jazigo, a falta de regularização de titulares, em caso de morte, também poderá ocasionar a devolução do espaço ao município.

Cemitérios nas suas mãos

As informações sobre os quatro cemitérios de BH podem ser acessadas pelo aplicativo “Cemitérios BH”, disponível para Android. Nele, o usuário pode ter mais dados sobre os espaços e a capela-velório do Barreiro.
Durante a navegação, é possível acessar os ícones com orientações de uso; taxas; serviços (cancelamento de parcelamento de jazigo; cemitério - nicho perpétuo; exumação eventual; exumação programada; informações sobre procuração para delegação de poderes sobre a concessão de uso de jazigo; permuta de jazigos; renúncia de jazigo; restituição de taxa de sepultamento e/ou de velório, entre outros. .