Jornal Estado de Minas

Força Aérea e bombeiros retomam buscas por monomotor desaparecido

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Foram retomadas, às 6h desta quinta-feira, as buscas pelo avião monomotor que está desaparecido desde as 11h30 de terça-feira em Minas Gerais. A aeronave prefixo PT-NKU decolou do aeroporto de Caratinga, no Vale do Rio Doce, com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h, mas não foi mais vista. Ela levava dois ocupantes.

Um helicóptero decolou no início da manhã de hoje e seguiu para Serra do Caraça, em Catas Altas, na Região Central de Minas. O Corpo de Bombeiros informou que militares da corporação passaram a integrar a equipe de buscas. Dez militares da Força Aérea Brasileira estão na região desde ontem. Segundo a assessoria de imprensa da FAB, na quarta-feira eles percorreram uma área com cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados. As buscas foram feitas ao longo da rota provável da aeronave e no entorno da cidade de Caratinga. Os trabalhos foram interrompidos ao pôr do sol.
Ainda não há pistas do monomotor.

A aeronave era pilotada por Fausto Mesquita, que estava acompanhado de João Paulo Gomes Araújo, de 26 anos, proprietário do monomotor e também piloto. Em entrevista ao em.com.br na tarde passada, o piloto Dennis Campos, que mora em Belo Horizonte, amigo dos desaparecidos, contou que os dois moram em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. “Fiquei sabendo do desaparecimento do avião ontem por volta das 16h, quando grupos formados por pilotos no Whattsapp e no Facebook comentaram sobre a possível queda de um avião”, disse Dennis, que conta que já passou um susto com com esse avião. “Eu estava voando e escureceu. Liguei o painel e ele apagou comigo em pleno voo. Essa aeronave é feita para voar de dia e com tempo bom”, disse Dennis.
Segundo ele, a região de Caratinga tem muitas montanhas, o que pode dificultar as buscas. “Eu não aconselharia voar com aquele monomotor com tempo ruim, sendo que alguns instrumentos não estavam funcionando bem”, disse.

Dennis confirmou que o avião desaparecido está com o documento Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencido em agosto. “É por isso que não poderiam fazer o plano de voo. Estavam indo para o aeroporto de Pará de Minas para renovar a documentação. E para isso, teriam que levar a aeronave, porque lá os mecânicos olham e deixam tudo pronto para o voo. Além disso, parece que já havia lá um possível comprador para a aeronave”, contou o amigo. (Com informações de Pedro Ferreira e Paula Carolina)

Cronologia do incidente com o avião desaparecido


  • Avião monomotor prefixo PT-NKU decola às 11h30 de terça-feira do aeroporto de Caratinga, no Vale do Rio Doce, com destino a Pará de Minas, Centro-Oeste do estado.

  • A aeronave era pilotada por Fausto Mesquita, que levava o aparelho para regularizar a documentação e negociar a sua venda. O dono e também piloto João Paulo Gomes Araújo viajava como passageiro.

  • Avião deveria ter pousado às 13h em Pará de Minas.

  • Às 17h, o Comando Aéreo Regional (Comar), de Belo Horizonte, é informado do desaparecimento.

  • Equipes de resgate são mobilizadas para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.

  • Famílias dos pilotos são avisadas por volta das 16h.
    Celulares dos pilotos dão sinal de desligado.

  • Por volta da 1h30 de ontem, uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) chega à região e as buscas começaram às 5h30.

  • Parentes e amigos dos desaparecidos se mobilizam para tentar localizar o avião, fazendo buscas aéreas e de solo na possível rota da aeronave que sumiu.

  • Como as buscas são visuais, FAB suspende os trabalhos ao anoitecer.

  • Avião C 105 Amazonas, do Esquadrão Pelicano de Campo Grande (MS), próprio para buscas e salvamento, retorna para Belo Horizonte. Buscas foram ser retomadas hoje.
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