Jornal Estado de Minas

Cerimônia e homenagens marcam entrega da Praça da Assembleia após revitalização


A praça é de todos. A frase pôde ser ouvida, nesta terça-feira, no discurso do presidente Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), que entregou oficialmente à população, a Praça Carlos Chagas, ou como é popularmente conhecida, Praça da Assembleia. O espaço passou por uma requalificação e, após 16 meses em obras, agora atende uma antiga demanda dos frequentadores, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011.



Para a 'nova' praça, foi feito novo paisagismo, com fontes luminosas, plantio de árvores e renovação dos jardins. Foram instalados nova iluminação de LED (mais eficiente e econômica), bebedouros, aparelhos para ginástica, bicicletário e mesas de xadrez. O coreto foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira também são novidades.

Na solenidade desta terça-feira, ainda estiveram presentes, o prefeito da Capital, Marcio Lacerda, além de autoridades estaduais e municipais. A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar realizou uma apresentação com um repertório de trilhas sonoras de cinema e canções populares nacionais e internacionais. O padre José Geraldo Sobreira, da Arquidiocese de Belo Horizonte, deu uma bênção ao local.

Para o presidente da ALMG, o objetivo de cuidar do espaço, juntamente com a prefeitura da capital, é um compromisso da casa Legislativa. “Criei meu filhos aqui e é um orgulho poder entregar às famílias um local em que possam conviver com felicidade e harmonia”, ressaltou.




O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, afirmou que a nova praça representa um passo significativo na história da Capital. “A Praça Carlos Chagas faz parte do nosso imaginário. Esse trabalho, realizado com os recursos da Assembleia e com o assessoramento do Executivo municipal, é um marco para a nossa população”, concluiu.

Monumento homenageia novos doadores de órgãos

Antes da solenidade de inauguração da Praça da Assembleia, foi realizada cerimônia para marcar a inclusão de placas no monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos, que fica nos jardins do Hall das Bandeiras. Inaugurado em 2014, o monumento foi desenvolvido pelo artista plástico Leo Santana e reúne duas estátuas de bronze e um piso de placas de aço, nas quais estão inscritos nomes de doadores. A partir da autorização dos familiares, foram instaladas placas com 307 novos nomes.

O diretor do Complexo MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, destacou que Minas Gerais é o terceiro Estado em número de transplantes de órgãos. Apesar disso, cerca de 3 mil pessoas ainda aguardam na fila de doação. “Por isso, é importante homenagear essas pessoas, pois esse ato multiplica vidas”, disse. Ele destacou que cada pessoa que deseja doar precisa conversar com seus familiares para permitirem a doação.



Ex-presidente da ALMG é homenageado

Momentos antes, foi realizada cerimônia de inauguração do retrato de Dinis Pinheiro na galeria que homenageia os ex-presidentes da ALMG, no Salão Nobre. O ex-presidente disse que sua passagem pela ALMG representou um capítulo especial em sua vida. Fazendo um balanço de sua atuação, afirmou que buscou em sua gestão “tornar o Legislativo mineiro mais missionário e cidadão”. (Com ALMG)