Jornal Estado de Minas

Terceira edição do Domingo no Câmpus reúne diversos públicos na UFMG


As áreas gramadas em torno das faculdades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte foram ocupadas por estudantes, professores e toda a comunidade na terceira edição do Domingo no Câmpus. O evento reuniu dezenas de pessoas na Pampulha, durante todo o dia de ontem, para aproveitar os shows dos grupos Djalma Não Entende de Política, Serelepe e Hora Rap ou simplesmente descansar deitado na grama ou andar de bicicleta. A programação cultural foi especialmente produzida, nesta edição, para comemorar os 10 anos da Rádio UFMG Educativa, completados no dia 6.

Como requer uma infraestrutura de segurança, bem como a oferta de eventos, a abertura do câmpus aos domingos ocorre de forma esporádica, mas marca a intenção da universidade de democratizar os espaços públicos que, durante a semana, recebem 34,1 mil alunos. “Temos trabalhado a perspectiva de integrar a universidade à vida da comunidade. Queremos desfazer a ideia de universidade como um lugar de portas fechadas”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Benigna Oliveira. A primeira experiência de abertura neste formato ocorreu no primeiro semestre deste ano, foi repetida no Festival de Inverno e se tornou uma política de extensão. Segundo a pró-reitora, a ideia é a realização de pelo menos seis Domingos no Câmpus por ano. “A comunidade tem que usar o espaço.

Temos um parque com uma área maravilhosa, onde as pessoas podem fazer piquenique, caminhar e andar de bicicleta”, completou.

O casal Dirceu Borel e Adriana Sampaio, ambos de 41 anos, chegou cedo ao câmpus. Com os filhos, levaram cesta com lanche, redes para descansar e para se exercitar. Enquanto uma seria montada para que os pais pudessem tirar um cochilo, a outra foi posta para que os filhos, Gustavo e Fernando, gêmeos de 15 anos, e Gabriel, de 18, pudessem jogar badminton, um esporte bem parecido com o tênis. “É a segunda vez que a gente vem. E é muito bom”, disse Adriana. Tanto ela quanto Gustavo, que estudam na universidade, defenderam que o evento seja mais divulgado, para que outras pessoas não vinculadas à universidade possam desfrutar do câmpus. “Poderia ter muito mais gente da comunidade”, ponderou ela.

O músico Eduardo Rossi, de 36, e a esposa, Amelie Petiteau, de 30, levaram os pequenos Nestor, de 1 ano e 10 meses, e Leia, de 4 anos, para assistir ao show do Serelepe, grupo ligado à Escola de Belas Artes que se dedica à música infantil desde 2005 e que apresenta o programa Uma pitada de música infantil na emissora educativa.
“É muito bom a universidade se abrir. Temos carência de espaços públicos na cidade e a UFMG tem potencial grande”, avaliou Eduardo. A menina Sarah Trindade Portugal dos Santos, de 7, aprovou o evento. Com o pai, o vendedor Edmilson Portugal, de 48, ela acompanhou atentamente as canções. “É uma ótima opção que, no mínimo, tem que ser mantida”, afirmou Edmilson.

No mesmo sentido do evento, a Rádio UFMG Educativa tem como proposta democratizar o acesso ao conhecimento gerado na universidade. Com programação diária de 24 horas, a emissora produz quatro revistas eletrônicas, programas jornalísticos e 55 programas colaborativos, feitos por alunos e professores das diversas áreas de conhecimento. “A emissora se assenta em um tripé: dar visibilidade à produção do conhecimento, ser espaço de formação complementar para professores, alunos e servidores, e discutir a cidadania, que necessariamente passa pela comunicação”, afirmou o coordenador executivo da emissora, Cleiber Pacífico.

O diretor de Comunicação da UFMG, Marcílio Lana, reforçou que a rádio é o espaço em que os alunos de comunicação podem se formar. Ao mesmo tempo, permite a quem produz conhecimento na universidade a possibilidade de traduzir e pensar os melhores formatos para levar o conhecimento ao cotidiano das pessoas.

Savassi celebra a primavera
Conhecida por ser uma região pouco movimentada nos dias de domingos, a Savassi recebeu ontem ação que arrastou famílias e turmas de amigos para quatro de suas mais conhecidas ruas.
Parte do movimento Savassi Criativa, o evento Ruas da Primavera celebrou a chegada da estação das flores, das 10h às 17h, com atividades recreativas, performances artísticas e food trucks. Lanchonetes e restaurantes das ruas participantes também apoiaram o movimento. As ruas escolhidas foram Pernambuco, Fernandes Tourinho, Paraíba e Sergipe. O projeto é uma iniciativa da Associação de Moradores e Amigos da Savassi e tem como objetivo principal dinamizar a região..