Jornal Estado de Minas

Restauração da Igreja São José chama atenção de fiéis

 

As manhãs de primavera ficam mais bonitas e coloridas no Centro de Belo Horizonte com a nova fachada da Igreja São José. Bem cedo, os fiéis prestigiaram as primeiras missas do templo depois que as telas de proteção foram retiradas da fachada. A profusão de cores tem como moldura o céu azul desta época do ano, cena que tem atraído a atenção dos belo-horizontinos que param para contemplar, mas não deixam de fazer uma foto do patrimônio da cidade. A restauração retoma a pintura da igreja que data do início do século 20. A igreja foi inaugurada em 27 de janeiro de 1900, mas, ao longo dos anos, o colorido foi substituído por tons mais austeros.

O operador de máquina Ildebrando Antônio da Silva, de 40 anos, não resistiu à pintura. Parou e ficou para a missa das 8h. “A igreja está muito bonita. A restauração ficou muito boa.
Chama muito atenção de quem passa e ainda é patrimônio histórico”, disse. A celebração foi presidida pelo padre Paulo Sérgio Carrara. “Toda a restauração está sendo realizada com a colaboração do povo que frequenta a paróquia. Não tem nenhum recurso público”, destacou. Segundo ele, já foram gastos cerca de R$ 2 milhões para a reforma das naves internas, centrais e dos sete altares e R$ 1 milhão para a fachada. “Agora, vamos dar uma parada para planejar a próxima etapa, que é a restauração das laterais”, pontuou.

.