Jornal Estado de Minas

Fogo em parque no Sul de Minas ainda sem controle

O incêndio que destrói a vegetação do Parque Estadual da Serra de Boa Esperança, no Sul Minas, segue fora de controle. O Corpo de Bombeiro retomou, no início da manhã desta quinta-feira, os trabalhos na tentativa de controlar as chamas que já consomem a mata há seis dias.

No local, cinco militares e 12 brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão empenhados para debelar seis focos de incêndio. Dois aviões auxiliam ação, despejando água sobre a área queimada. As causas do incêndio ainda são investigadas, porém, a suspeita é que tenha sido criminoso.

Além do parque, o IEF estava empenhado até essa quarta-feira em combater incêndios em seis unidades de conservação estadua. “A situação que mais nos preocupa é no Rio Doce e Algas das Vertentes, que está próximo ao Parque Rio Preto, que não queima há muito tempo”, afirmou Rodrigo Belo, diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos.

DADOS Até o mês passado, foram 2.423 ocorrências de incêndio no estado atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Em 2014, no mesmo período, foram 1.912 casos. Segundo a corporação, em 2015, a área queimada no Rola-Moça já chega a 29,24 hectares em 34 ocorrências registradas até a última quinta-feira e, portanto, os números não incluem a ocorrência de ontem.
No ano passado, foram 697,68 hectares.

Com informações de João Henrique do Vale .