Jornal Estado de Minas

Ipês colorem as principais avenidas de BH à espera da primavera


Em época de tempo seco e altas temperaturas no fim do inverno, a boa notícia vem das árvores. Belo Horizonte – e especialmente uma das suas principais avenidas, a do Contorno –, está tomada por flores dos ipês, comuns nesse período de transição para a primavera. Não há quem não se encante com a beleza das espécies, seja pedestres ou motoristas. E muitos não resistem a uma selfie diante dos contrastes das cores ou mesmo um clique para eternizar essa beleza efêmera.

A professora Rosy Mary dos Santos Isaias, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que a floração das espécies – rosa, amarelo, branco e roxo – ocorrem praticamente em um mesmo período, entre o fim de julho e começo de outubro. O resultado é uma bela mistura de cores na capital mineira contrastando com o cenário urbano de uma grande metrópole. “Por serem espécies que perdem as folhas no período de floração, as flores se destacam como se fossem grandes buquês”, destaca a especialista.

Ao longo de avenidas como Contorno e Antônio Carlos, e nas principais praças de Belo Horizonte, é comum encontrar ipês de cores diferentes. Rosy acredita que todas as árvores foram plantadas, não tendo casos de vegetação nativa em BH. Mas não há dúvidas que ao final do período seco e à espera da primavera, são os ipês que chamam a atenção, não só pelos lindos buquês nas copas das árvores, mas pelo tapete de suas flores nos canteiros.


.