Jornal Estado de Minas

Com fim de inverno mais quente que a média, BH enfrenta clima extremamente seco

- Foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press
A pri­ma­ve­ra che­ga ofi­cial­men­te às 5h20 do dia 23, mas, nes­te fi­nal do in­ver­no, os be­lo-ho­ri­zon­ti­nos so­frem com as al­tas tem­pe­ra­tu­ras e a se­cu­ra do ar. A De­fe­sa Ci­vil ad­ver­tiu pa­ra a bai­xa umi­da­de re­la­ti­va do ar, que fi­cou on­tem em tor­no de 14% – es­ta­do de aler­ta e já próximo do  índice de emergência (abaixo de 12%) – em Be­lo Ho­ri­zon­te.  Foi o dia mais seco do ano. Res­se­ca­men­to da bo­ca, doen­ças res­pi­ra­tó­rias, gri­pes e aler­gias são pro­ble­mas de saú­de que po­dem se in­ten­si­fi­car em de­cor­rên­cia do cli­ma se­co. O des­con­for­to de­ve per­sis­tir até ama­nhã, quan­do uma fren­te fria, que es­tá se for­man­do no ex­tre­mo sul do país, de­ve­rá se des­lo­car pa­ra o Su­des­te, se­gun­do me­teo­ro­lo­gis­tas da De­fe­sa Ci­vil e do Tem­po­Cli­ma PUC Mi­nas.

Nes­te fim de in­ver­no, a tem­pe­ra­tu­ra fi­cou cer­ca de 5 graus cen­tí­gra­dos aci­ma da mé­dia his­tó­ri­ca pa­ra o pe­río­do. En­quan­to a mé­dia pa­ra agos­to é de 26,5 graus, on­tem os ter­mô­me­tros mar­ca­ram 31,5 graus. “O agos­to mais quen­te, des­de quan­do se co­me­çou a re­gis­trar a tem­pe­ra­tu­ra na ca­pi­tal, foi de 33,8”, afir­mou He­ri­ber­to dos An­jos, o me­teo­ro­lo­gis­ta do Tem­po­Cli­ma PUC Mi­nas.

De acor­do com Dayan Di­niz de Car­va­lho, me­teo­ro­lo­gis­ta da De­fe­sa Ci­vil, o aler­ta de bai­xa umi­da­de do ar é di­vul­ga­do pa­ra que as pes­soas, ins­ti­tui­ções de en­si­no e tam­bém as uni­da­des de saú­de pos­sam to­mar me­di­das pre­ven­ti­vas. “A in­for­ma­ção é pa­ra que as ins­ti­tui­ções pos­sam ade­quar a lo­gís­ti­ca pa­ra aten­di­men­to de crian­ças e ido­sos”, pon­tua. Pa­ra ame­ni­zar os efei­tos da bai­xa umi­da­de, é in­di­ca­da maior in­ges­tão de lí­qui­dos, par­ci­mô­nia na prá­ti­ca de exer­cí­cios fí­si­cos e so­lu­ções que aju­dem a me­lho­rar o ar, co­mo o uso de umi­di­fi­ca­dor (ve­ja qua­dro).

GRA­NI­ZO Pa­ra a Or­ga­ni­za­ção Mun­dial da Saú­de (OMS), o ín­di­ce con­for­tá­vel é de 60%.  A ari­dez é cau­sa­da por uma mas­sa de ar se­co es­ta­cio­na­da so­bre Mi­nas Ge­rais des­de sá­ba­do.
No es­ta­do, uma das mais bai­xas umi­da­des foi re­gis­tra­da no Triân­gu­lo (16%). O ín­di­ce tam­bém é preo­cu­pan­te no Nor­te (18%) e no No­roes­te e Oes­te, am­bos com 20%.

“Céu lim­po nes­sa épo­ca do ano é si­nô­ni­mo de tem­po se­co”, afir­ma He­ri­ber­to dos An­jos. Se­gun­do ele, a fren­te fria es­tá se for­man­do na di­vi­sa do Uru­guai e Ar­gen­ti­na. “Ela de­ve se des­lo­car do ex­tre­mo Sul do país pe­lo ocea­no Atlân­ti­co até o Su­des­te. O en­con­tro des­sa mas­sa de ar frio com a mas­sa de ar se­co au­men­ta as chan­ces de chu­va com gra­ni­zo”, in­for­ma o me­teo­ro­lo­gis­ta.

SU­FO­CAN­TE
A pri­ma­ve­ra e o ve­rão, as­sim co­mo es­te fi­nal de in­ver­no, de­vem ser mais quen­tes que a mé­dia his­tó­ri­ca. As al­tas tem­pe­ra­tu­ras são cau­sa­das pe­lo El Ni­nho, fe­nô­me­no cli­má­ti­co que atua na fai­xa equa­to­rial do Pa­cí­fi­co. “O re­fle­xo no Nor­des­te do Bra­sil é a se­ca pro­lon­ga­da.
Em Mi­nas, são as al­tas tem­pe­ra­tu­ras”, diz He­ri­ber­to.

O tem­po se­co e bai­xa umi­da­de do ar di­fi­cul­tam a dis­per­são de ga­ses po­luen­tes, o que co­la­bo­ra ain­da mais pa­ra o apa­re­ci­men­to ou agra­va­men­to de pro­ble­mas res­pi­ra­tó­rios, prin­ci­pal­men­te em me­no­res de 5 anos e ido­sos aci­ma dos 70 anos. De acor­do com Cás­sio Ibia­pi­na, pneu­mo­lo­gis­ta pe­diá­tri­co e pro­fes­sor da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Mi­nas Ge­rais (UFMG), o ar se­co afe­ta o sis­te­ma res­pi­ra­tó­rio. “Nós te­mos uma es­tru­tu­ra mi­cros­có­pi­ca no na­riz que são os pe­los. Eles po­dem fi­car res­se­ca­dos e pre­ju­di­car a fil­tra­gem às im­pu­re­zas do ar. As­sim, po­de­mos ina­lar bac­té­rias, ví­rus e po­lui­ção”, ex­pli­cou.


A ad­mi­nis­tra­do­ra Gra­sia­na Bian­chi­ni, de 32 anos, sen­tiu a di­fe­ren­ça de umi­da­de entre Flo­ria­nó­po­lis, em San­ta Ca­ta­ri­na, e BH, as­sim que de­sem­bar­cou na ca­pi­tal mi­nei­ra no sá­ba­do. “A bo­ca e o na­riz fi­cam mui­to res­se­ca­dos. On­de mo­ro é o opos­to da­qui”, diz ela, que on­tem se hi­dra­ta­va nu­ma fon­te da Pra­ça da Li­ber­da­de.

Os consultores Aloí­sio Jú­nior da Sil­va Olím­pio, de 25, e Leo­nar­do Ar­thur do Car­mo, de 23, não po­dem abrir mão do ter­no pa­ra o tra­ba­lho. Po­rém, en­tre um clien­te e ou­tro, eles apro­vei­ta­ram a som­bra da Pra­ça da Li­ber­da­de, on­de tam­bém to­ma­ram água.
“Te­nho si­nu­si­te, que ata­ca quan­do a umi­da­de es­tá mui­to bai­xa. Pa­ra ali­viar, to­mo mui­ta água”, dis­se Aloí­sio.  (Com Cris­tia­ne Sil­va).