Jornal Estado de Minas

Integrantes de seita acusada de aplicar golpes em MG deixam a prisão


Os integrantes da seita religiosa conhecida como “Comunidade Evangélica Jesus, a verdade marca”, suspeita de praticar crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas no Sul de Minas, deixaram a cadeia. Seis pessoas estavam presas desde segunda-feira quando a Polícia Federal (PF) desencadeou a operação De Volta para Canaã. A prisão temporária venceu nessa sexta-feira e, para dois vereadores, neste sábado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o pastor Cícero Vicente Araújo, o líder do grupo, deixou a Penitenciária de Três Corações na sexta-feira depois de apresentar um alvará de soltura. Os vereadores Miguel Donizete Gonçalves (PTC), de São Vicente de Minas, e Peterson Andrade Ferracciu (PTC), de Minduri, saíram da prisão na manhã deste sábado. A Seds não soube informar se os outros três suspeitos presos, Marcelo Vicente Dias, José Bussato e Adalberto Freitas, continuam nas penitenciárias.

Na sexta-feira, o delegado João Carlos Girotto, responsável pelas investigações, tentou ouvir o líder da seita pela segunda vez. Porém, Cícero preferiu se manter calado no depoimento.
O advogado dele informou que o homem tem o interesse de falar ainda na fase do inquérito policial. Segundo o defensor, uma data será marcada com o policial responsável pelas apurações.

As investigações da PF apontam que o grupo religioso arrebanhava pessoas aproveitando da fragilidade das mesmas e as convencia a doar todos os seus bens para serem aceitas em uma espécie de “mundo paralelo”. O argumento usado era de que “tudo seria de todos”. Muitas vítimas ficavam confinadas em fazendas, dormindo em alojamentos coletivos, trabalhando em situação análoga à de escravidão, sem receber nada de salário. Os investigadores estimam que o valor dos bens recebidos em doação chegue a cerca de R$ 100 milhões.

O em.com.br tentou contato com o delegado responsável pelo caso e os advogados dos presos, mas nenhum deles atendeu as ligações..