Jornal Estado de Minas

Cachorros também tiveram os rabos cortados em São Lourenço, aponta laudo

Moradores de São Lourenço, na Região Sul de Minas Gerais, vivem um mistério em torno de mais de 200 rabos de animais que foram encontrados abandonados em ruas da cidade. A Polícia Civil afirmou nesta sexta-feira que a análise preliminar confirmou que as caudas são de gatos e de cães. A hipótese que eles teriam sido abatidos para serem vendidos como comida em uma festa na cidade, que aconteceu no dia 11, foi descartada. A investigação segue para tentar identificar quem deixou o material na cidade e o que foi feito com os bichos.

Desde que os primeiros rabos de animais foram encontrados, o assunto virou o preferido entre os moradores da cidade. “É muito mistério. Não temos ideia de onde surgiram esses bichos. Cento e cinquenta gatos para uma cidade do tamanho de São Lourenço, que tem 38 mil habitantes, é muita coisa.

Desconfiamos que veio de fora da cidade”, disse o Gabriel Arcuri Martins, de 21 anos, funcionário de uma pousada do município.

Uma das hipóteses levantadas pelos moradores é que os animais tenham virado churrasco na festa da cidade, realizada de 31 de julho a 15 de agosto. “Várias barracas estavam vendendo churrasquinho. O povo fala que foi parar lá a carne dos gatos. Muitas pessoas estão brincando dizendo que comeu as carnes”, comentou Martins.

Segundo a Polícia Civil, essa hipótese, que virou piada em todas as rodas de amigos, foi descartada. O laudo preliminar foi feito entre 48h e 72h antes do descarte dos corpos.
Os primeiros rabos foram encontrados na terça-feira, por isso que essa linha de investigação não estão sendo trabalhada. O delegado Marcelo Junqueira afirmou que foi confirmado a presença de caudas e pêlos de cachorros e gatos. Exames são feitos para saber se há materiais de outros animais.

A suspeita é que os animais sejam de outra cidade, pois nenhum morador de São Lourenço denunciou ou reclamou o sumiço de cães ou gatos. Os moradores cobram uma resposta da polícia. “Tem que investigar. Isso foi uma chacina. É crime matar animal”, afirma José Dantas, de 70 anos.
Segundo o homem, na cidade há muitos gatos, mas que vivem dentro do parque.

Os primeiros rabos foram encontrados na terça-feira integrantes de um movimento de proteção de animais. O material estava dentro de sacolas na Rua Pedro Ribeiro, no Bairro Vale dos Pinheiros, na periferia da cidade. Nessa quinta-feira, mais caudas foram encontradas próximo ao local. Nenhuma outra parte dos corpos dos animais foi achada na região. .