Jornal Estado de Minas

BHTrans adia licitação pra contratar empresa para obras exclusivas do Mobicentro

- Foto:
A BHTrans adiou, nesta terça-feira, o edital de licitação 05/2015, que prevê a contratação de uma empresa para viabilizar obras exclusivas do Mobicentro, o programa de reorganização do trânsito da região central de Belo Horizonte. Segundo a empresa que gerencia o tráfego na capital, o adiamento se deu em virtude dos questionamentos e impugnações apresentados pelos participantes e não há previsão de retomada do certame. 

Pelo menos duas intervenções já haviam sido anunciadas pela BHTrans para acontecerem em breve dentro do Mobicentro. A principal mudança é a alteração de circulação na Praça Benjamim Guimarães, também conhecida como Praça ABC, com o fechamento do acesso da Rua Cláudio Manoel para as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena e abertura de uma ligação entre a Rua Piauí e a Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Centro-Sul de BH. Essa é a última mexida no eixo Afonso Pena do Mobicentro. Na semana passada a BHTrans proibiu as conversões à direita na Praça Sete e ainda trabalha para concluir as obras no cruzamento das ruas Curitiba e Tupinambás com a Afonso Pena.

Outra intervenção programada para acontecer ao mesmo tempo em que as alterações da Praça ABC é a proibição do atravessamento da Avenida Amazonas pela Rua Araguari, no Bairro Santo Agostinho, na mesma região. Ambas as mudanças têm o objetivo de reduzir os tempos semafóricos nos cruzamentos de três para dois estágios, aumentando a travessia dos pedestres e agilizando o fluxo de veículos. A princípio a BHTrans informou que vai continuar tocando o Mobicentro com o contrato atual de obras na cidade, mas a reportagem aguarda um retorno de cada caso específico. .