Jornal Estado de Minas

PM convoca moradores para discutir desocupação na Região do Isidoro

Moradores das ocupações que vivem na Região do Isidoro foram convocados pela Polícia Militar (PM) para uma reunião para discutir a desocupação do terreno da Granja Werneck, na Região Norte de Belo Horizonte. O encontro está marcado para esta sexta-feira. No comunicado enviado para às famílias, a Polícia Militar (PM) afirmou que seria na sede do 13º Batalhão a discussão. Porém, nesta quinta-feira, disse que o local ainda não foi definido.

O comunicado da PM foi enviado nessa quarta-feira aos representantes das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória. No documento, a corporação informa que em função do mandado de reintegração de posse do terreno da Granja Werneck, convoca os moradores para discutir “os termos de retirada pacífica e ordeira de todos os ocupantes”.

Depois que receberam o comunicado, os moradores das ocupações procuraram o Governo de Minas para discutir a situação. A reunião terminou no início da tarde desta quinta-feira.
“Nos reunimos com a Cohab (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais), com a secretaria de Governo e com assessores da Casa Civil para discutir esta situação. Ficou definido que a cúpula do Governo vai se reunir com o governador Fernando Pimentel (PT) amanhã (sexta-feira) de manhã para ver se vai manter o despejo ou vão aceitar nosso acordo”, explica Frei Gilvander.

Segundo o representante das famílias, não está certo que elas vão participar do encontro com a PM. “Temos esperança que o governador cancele esta reunião. Se for mantida, ainda vamos avaliar se compensa ir, pois nas últimas reuniões o comandante nem nos deixou falar e apenas fez um comunicado formal”, disse. Atualmente, 8 mil pessoas vivem no terreno na Região do Isidoro..