Jornal Estado de Minas

Motoristas de transportes escolares protestam na manhã desse sábado

Cerca de 200 motoristas de transporte escolar de Minas Gerais estão reunidos na praça do Papa, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã deste sábado para prostestar contra a exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de unificação da frota. Participam do movimento também lideranças de São Paulo, Brasília e Bahia.

Leia também:'Não vamos fazer nada precipitado', diz diretor do Denatran sobre cadeirinhas

No encontro a categoria decididiu, em votação, que a comissão irá até a Assembleia e os motoristas continuam concentrados na praça até saber se o ministro dos transportes Gilberto Kassab irá recebe-los. Se ele manter o encontro, os motoristas vão sair em carreata para a rodoviária. Caso seja cancelado, os motoristas seguem em protesto para a Assembleia.

A comissão que representa os transportadores de escolares quer discutir a viabilidade do cumprimento da lei que obriga os veículos a usarem cadeirinhas e demais dispositivos de retenção para crianças, como bebê conforto e assento de elevação. Além do dilema do uso dos equipamentos, o grupo pretende discutir um projeto de padronização em estudo pelo governo federal. Transportadores temem que, uma vez aprovado o projeto, as vans sejam substituídas por ônibus, inviabilizando o trabalho da categoria tanto do ponto de vista financeiro como da mobilidade no trânsito. 

A polêmica das cadeirinhas começou com a publicação da Resolução 533, que obriga os escolares a usar as cadeirinhas e demais dispositivos. Lei que entrará em vigor em fevereiro do ano que vem. O grande problema é que no Brasil tais dispositivos só podem ser instalados em cintos de segurança de três pontos, e nenhuma das vans à venda no Brasil possui a peça nos bancos traseiros.
.