Jornal Estado de Minas

Hospital de Clínicas de Uberlândia libera 21 leitos de UTI que foram contaminados por superbactéria

Aos poucos, a rotina do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) vai voltando ao normal depois de contaminação pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). A unidade de saúde liberou, nesta segunda-feira, 21 dos 30 leitos da Unidade de Terapia Intensiva para Adultos (UTI) que estavam interditados. Por outro lado, a UTI Neonatal (UTIn) segue isolada por causa da presença da bactéria Acinetobacter baumannii.

A UTI adulta foi interditada em 21 de julho depois que seis pacientes contraíram a superbactéria KPC. Ela pode causar infecções generalizadas e pneumonia. De acordo com a assessoria de imprensa do HCU, os 21 leitos passaram pelo processo de manutenção e desinfecção. Os setores já funcionam normalmente. Os outros nove restantes já foram desocupados e irão passar pelo mesmo processo.


A situação prejudicou o atendimento do hospital, que é referência na região e atende cidades vizinhas, e de outras unidades de saúde. A Prefeitura do município decretou situação de emergência na saúde pública. A decisão permite que os pacientes com estado de saúde que demanda maiores cuidados sejam levados para hospitais particulares não credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

UTI neonatal

Outro problema é enfrentado pelo hospital. Desde 30 de julho, a UTI Neonatal está interditada depois que foi detectado um surto infeccioso pela bactéria Acinetobacter baumannii nos 15 leitos. Os microrganismos podem causar infecção. Uma investigação é realizada para descobrir o motivo da contaminação.


De acordo com o HCU, não é possível receber nenhum paciente. Ainda não há previsão para a liberação dos leitos. Medidas internas estão sendo tomadas em comum acordo com as Vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, segundo a unidade de saúde. .