Os militares acompanhavam o deslocamento da torcida do Avaí até o estacionamento do Mineirinho quando perceberam a movimentação suspeita do grupo de cruzeirenses. De acordo com a PM, integrantes da Máfia Azul - dos comandos Norte, Leste e Vespasiano - e Pavilhão Independente estavam escondidos em um matagal próximo ao local de embarque da torcida do time de Santa Catarina.
Os policiais do Batalhão de Choque fizeram uma ação preventiva e evitaram o confronto. Os torcedores foram encaminhados para a Central de Flagrantes I (Ceflan I).
De acordo com a PM, três dos torcedores detidos também estão envolvidos em outra confusão, registrada no dia 4 de julho. Weverton Henrique de Oliviera, de 26 anos, Gustavo Luiz da Silva, de 18 e Gustavo Henrique de Almeida Campos, de 22, estavam entre os 71 torcedores detidos por depredar um ônibus do Move na Avenida Bias Fortes, no Centro de Belo Horizonte. Na ocasião, o grupo quebrou o para-brisa e duas portas do veículo antes do jogo entre Cruzeiro e Atlético Paranense, no Mineirão..